Educação lança Educacenso no Estado

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), lançou nesta quarta-feira, 25, o censo escolar, cuja primeira etapa de coleta de dados da Educação Básica se encerra no dia 29 de julho. O ato ocorreu no auditório da própria secretaria.

Da solenidade participaram o secretário da SEE, Marco Brandão, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o deputado estadual Daniel Zen, o secretário de Educação de Rio Branco (Seme), Márcio Batista, a representante da Undime, professora Marlete dos Santos, e a diretora de Ensino da SEE, Rúbia Cavalcante.

Solenidade de lançamento do Censo Escolar no auditório da SEE (Foto: Assessoria SEE)
Solenidade de lançamento do Censo Escolar no auditório da SEE (Foto: Assessoria SEE)

O Censo Escolar é uma ação em nível nacional, e a partir dos dados estatísticos estabelecidos é que será realizada a liberação de recursos para a Educação, bem como garantida a formulação de políticas públicas que irão garantir a qualidade do ensino no Estado.

O censo também será lançado na região do Juruá, dia 2 de junho, em Tarauacá, e 7 de junho, na região do Alto Acre, em Xapuri, e contemplará dados das escolas públicas e privadas de todos os municípios acreanos.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), destacou que o censo é fundamental para as prefeituras, pois os dados coletados ajudam na melhoria do ensino dos municípios acreanos.

Já o secretário Marco Brandão lembrou que o levantamento dos dados não é importante somente para a liberação de recursos, mas exerce um papel fundamental na elaboração de políticas educacionais no que diz respeito ao fomento.

“O censo é importante para formular uma política educacional em todas as esferas de governo e para que os processos pedagógicos se concretizem, sem falar que se trata de uma ferramenta que permite saber como nós somos e estamos no que diz respeito à qualidade da educação”, afirmou o secretário.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest