Educação oferece curso de técnicas de leitura em braille

O governo do Estado do Acre através da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), e do Departamento de Educação Básica, realizará o curso em técnicas de leitura e escrita no sistema Braille. O público-alvo são professores do AEE, de salas comum da rede pública, além da própria comunidade.

Ao todo serão ofertadas 25 vagas, das quais 10 são para professores do AEE e sala comum, 02 vagas para atendentes educacionais, 01 vaga para pessoa com deficiência e 12 vagas para a comunidade. O curso terá um total de 120 horas e será realizado entre o dia primeiro de abril e 15 de maio, com aulas acontecendo de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.

As Inscrições e os cursos serão realizadas no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NETA).
Foto: Arquivo/Agência de Notícias

Para se inscrever no curso, a pessoa interessada deve ter pelo menos o ensino médio. As inscrições acontecem nos dias 27 e 28 de março, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30 no Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva (NETA), localizado na Estrada Alberto Torres, 925, bairro da Paz.

Os documentos necessários para a inscrição são documento de identidade (cópia e original), certificado de conclusão do ensino médio (cópia e original) e declaração emitida pela escola comprovando que atua como professor, mediador ou assistente em escola pública.

O curso tem como objetivo difundir o conhecimento do sistema Braille entre os profissionais da Educação e da própria comunidade visando uma ação inclusiva no trato com as pessoas com deficiência visual. Serão destacados, entre outros, a história e o fundamento do Braille, ressaltando sua relevância no processo de emancipação das pessoas.

Ledor e Transcritor

Além do Braille, a SEE também está ofertando o curso de ledor e transcritor que é o responsável pelo processo de aplicação em sala. É o aplicador habilitado para aplicação das provas para os participantes que solicitaram atendimento diferenciado. Esta função compreende as atribuições do ledor, intérprete de libras, guia-intérprete de surdocegos e o transcritor. O objetivo é fornecer subsídios técnicos a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, escuta e gravação de áudio, considerando o ritmo, a pontuação, a tonalidade e a entoação de voz como recursos de acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Também tem como público-alvo professores de AEE e a comunidade em geral. As inscrições estão sendo realizadas nos dias 27 e 28 de março, também no Neta e no mesmo horário da inscrição do curso de Braille. Estão sendo ofertadas 28 vagas, das quais 15 para professores de AEE, 01 para pessoas com deficiência e 12 vagas para a comunidade.

Haverá uma pré-seleção no dia primeiro de abril e o curso acontece até o dia 29 de maio, totalizando uma carga horária de 120 horas, com aulas acontecendo de segunda a sexta-feira das 18h às 21h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter