Qualificando

Educação oferta formações e melhora qualidade de ensino

Na Escola Armando Nogueira, formação teve como clientela professores de língua portuguesa (Foto: Stalin Melo)

Durante toda essa semana, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, vem realizando um conjunto de formações continuadas que garantem a qualidade do processo de aprendizagem nas escolas.

Uma das formações, especificamente na área de língua portuguesa, foi realizada no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Armando Nogueira. O coordenador de Ensino Fundamental II e Médio, professor Wudson Chaves, explica que todas as áreas do conhecimento estão sendo contempladas.

As formações estão dentro do planejamento da Diretoria de Ensino, elaborado no início do ano. “A partir desse planejamento, colocamos a necessidade de focar na formação do aluno, a fim de que ele possa desenvolver capacidades e habilidades leitoras”, afirma.

A preocupação, segundo ele, está no fato do aluno não apenas ler, mas também entender o que está lendo e, assim, dessa maneira, obter uma melhor compreensão do mundo e dos conteúdos, das mais diversas áreas do conhecimento, que estão sendo ofertadas pelos professores.

“A gente parte do entendimento que o aluno, quando lê, aprende melhor em todas as áreas e, quando não lê, encontra muitas dificuldades de aprendizagem. Assim, com a leitura, ele adquire capacidade de produzir sentidos àquilo que está lendo”, explicou o coordenador.

Depois de Rio Branco, ele garante que as mesmas formações também serão oferecidas aos professores do interior. “O grande passo que o governo do Estado, por meio da SEE, está dando é a decisão de levar esses processos de formação para os outros 21 municípios”, disse.

Ele destacou que há duas semanas uma equipe de quatro técnicos passou uma semana em Jordão realizando formações em nove áreas de conhecimento. “Elas são uma ferramenta que qualificam o trabalho do professor em sala de aula”, explica.

Outras coordenações da SEE, como a de Ensino Fundamental I, Ensino Rural e Educação de Jovens e Adultos (EJA), também realizam as mesmas formações fazendo com que a qualificação possa ser feita com praticamente todos os professores da rede estadual.