Educação participa de Colóquio internacional sobre Amazônia e África

Oficina teve a participação de acadêmicos e estudantes secundaristas. (Foto: Stalin Melo)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), participou do IX Colóquio Internacional “As Amazônias, As Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia”, realizada no campus desta instituição. O evento encerrou nesta quarta-feira, 13.

O Colóquio é uma atividade de extensão vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Identidades e, de acordo com a professora Raquel Ishii, do Centro de Educação, Letras e Artes, “todos os anos a gente realiza o evento cujo objetivo principal é  discutir as temáticas relacionadas as Amazônias e as Áfricas”, explica.

“Como tratamos da produção de pesquisa, do estudo e das reflexões na região do Acre e de outros Estados, inclusive na região de fronteira da Panamazônia, temos aqui muitos pesquisadores, inclusive do Peru e da Bolívia”, disse.

A SEE se insere dentro do debate acadêmico a partir da Oficina de Jogos Matemáticos de origem africana e também pela oficina Abayomi. A professora Izis Mello, da coordenação de Educação em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, participou da mesa redonda “Os (des) avanços da implementação da lei 10.639/03 e 11.645/11.

Ela explica que a lei 10.639/03 trata da inclusão da História da África e da cultura afrobrasileira no currículo escolar. “É uma oportunidade que a gente tem de trazer, para dentro da Ufac, para os acadêmicos e para a comunidade, essa discussão em torno da cultura africana”, afirma.

Os jogos matemáticos, destaca, são uma forma lúdica de conhecer e mostrar a cultura dos povos africanos. “Esses jogos, além de permitir um raciocínio lógico, trazem uma contribuição às ciências exatas, que é uma discussão ainda pouco conhecida e pouco reconhecida também”, disse.

A oficina aconteceu no bloco de Mestrados da Ufac e foi aberta ao público e contou com participação de acadêmicos, estudantes secundaristas, professores e da comunidade em geral.

 

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