Conhecimento

Educação participará da Mostra Brasileira de Foguetes

Este ano é a terceira vez que a Escola é selecionada para participar da Mostra (Foto: Stalin Melo/SEE)

A Escola José Ribamar Batista (Ejorb), uma das sete de ensino em tempo integral, foi selecionada para participar da Mostra Brasileira de Foguetes, que será realizada entre os dias 23 e 26 de outubro, no município de Barra do Piraí (RJ). O evento é concomitante à Olimpíada de Astronomia.

Representando a escola estará o professor de Física, Fernando Ramirez, que leciona na Ejorb há quatro anos e os estudantes Rafael Alves e Elivan Alves, que estão no segundo ano do ensino médio. É a terceira vez que a escola é selecionada para participar do evento.

Em 2015, a escola ganhou medalhas de ouro e de prata na olimpíada e no ano passado ganhou medalha de prata. “Fomos a única escola do Acre a ganhar medalha de ouro na olimpíada”, fez questão de explicar o professor Fernando.

Antes da Mostra é realizada a etapa local, onde o lançamento do foguete deve atingir, pelo menos, 120 metros. Este ano, os testes foram realizados no estacionamento da Arena da Floresta. “Mas já realizamos essa experiência também em um espaço aqui no próprio bairro”, disse.

O foguete é constituído de garrafa pet, a base de lançamento é feita com cano de PVC e o combustível utilizado é bicarbonato de sódio e vinagre. “Na etapa local os alunos realizam e registram o lançamento e fazem um relatório para ser avaliado pela comissão organizadora”, explica o professor Fernando.