Mês do Idoso

Educação promove palestras em alusão ao mês do idoso

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre possui mais de 54 mil idosos, o que corresponde a 7% da população. Pensando na qualidade de vida dessa parte da comunidade, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) promoveu uma tarde de palestras em comemoração ao mês do idoso.

A diretora de Humanização, Ednilza Rocha, explica que as palestras são voltadas a todos os servidores da Educação do Estado. “Vamos abordar o que nós queremos hoje e consequentemente, o que nós queremos para o nosso futuro, pois se nós pensarmos hoje na questão do idoso, nós estamos pensando no nosso futuro.”

“Violência Contra os Idosos” foi o tema da palestra da defensora pública Flávia Oliveira (Foto: Ariel Lima/SEE)

O evento foi uma parceria entre a SEE, Defensoria Pública do Estado e Secretaria Estadual de Saúde.

A defensora pública e membro do Conselho do Idoso, Flávia do Nascimento Oliveira, uma das palestrantes, abordou o tema Violência Contra os Idosos. Para a palestrante, saber identificar os tipos de violência e o que rege o estatuto de idoso é fundamental para que todos possam se defender. “Falar sobre o envelhecimento é importante para todos, desde a criança até o idoso, porque todos vão envelhecer.”

Outro tema abordado, dessa vez pela nutricionista e coordenadora da divisão de alimentação e nutrição da Sesacre, Deltirene Cardoso, foi o processo biológico e fisiológico de envelhecimento e alimentação saudável na terceira idade.

“A alimentação é apenas um dos itens que está dentro do envelhecimento ativo e saudável. Você pode ter doenças em consequência de uma má alimentação e você tratar doenças através da alimentação”, concluiu Cardoso.