Acolhimento e Recomeço

Educação realiza o 1º Sarau do Lar Vicentino

Idosos participam de evento no Lar Vicentino (Foto: Thiago Bezerra)

“É tudo que eu tenho, é a minha vida, a minha casa.” O relato é de José Batista de Oliveira, 53 anos, que há um ano reside na Instituição de Longa Permanência para Idosos, em Rio Branco. Foi ele mesmo que procurou o abrigo. Emocionado, Oliveira era só felicidade nesta semana, durante o 1º Sarau do Lar Vicentino.

O evento realizou-se por meio da parceira firmada entre o setor de Humanização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) do governo do Estado. É essa a divisão que coordena as ações sociais também voltadas ao plano estadual de envelhecimento.

Atualmente, a casa de acolhimento aos idosos atende 66 moradores. Para a coordenadora-geral do abrigo, Gislene Chalub, o sarau é uma iniciativa que ameniza qualquer saudade ou tristeza que eles possam sentir. “Nosso intuito é fortalecer a confraternização, união e amizade aqui no Lar Vicentino. Eventos como este trazem inúmeros benefícios para a saúde mental dos nossos moradores”, afirma.

Trabalhos sociais, como o sarau, são promovidos periodicamente no abrigo. Conforme a coordenadora do Programa de Humanização da Educação, Nilza Rocha, essas ações começaram a ser planejadas ainda no ano passado. “O Lar Vicentino é uma casa de todos. Pedimos para que a sociedade também acompanhe e ajude com carinho o trabalho realizado aqui. Uma tarefa árdua, mas recompensadora”, assegura.

Atitudes que envolvem os idosos locais dão um pouco mais de alegria e ânimo a essas pessoas, que ao contrário do que muitos imaginam não estão no fim da vida, mas recomeçando a viver.

Quero Ler no Lar Vicentino

Há cinco meses, o programa Quero Ler também está atuando no Lar Vicentino. Desde então, conforme a coordenadora do abrigo, já se observaram vários avanços nos moradores. Exemplo disso é o próprio João Oliveira, 53 anos, que após seis meses de coma perdeu a coordenação motora, mas conseguiu reaprender a andar e a escrever graças ao Quero Ler.

“Moro aqui há um ano, e para mim aqui é tudo perfeito. Foi com o programa Quero Ler que reaprendi a escrever”, diz.

João Oliveira, que reside há um ano no lar (Foto: Thiago Bezerra)

Como não possui família por aqui, Oliveira foi adotado pelo Lar Vicentino. Silvana Barros, uma das professoras do Quero Ler na instituição, disse que o programa veio para agregar todas as ações sociais lá realizadas. Os idosos são orientados sobre tudo: educação, convivência e meio ambiente.