Educadores de trânsito do interior são capacitados

Ao todo, 40 orientadores receberam a capacitação (Foto: Cedida)

Para renovar o conhecimento acerca da legislação e de como a educação para o trânsito deve ser aplicada, orientadores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves receberam capacitação durante esta semana.

O curso de reciclagem foi realizado na 1ª Circunscrição Regional de Trânsito de Cruzeiro de Sul (Ciretran). Cerca de 40 orientadores participaram da programação, que abordou os seguintes temas: legislação de trânsito, relações humanas e psicologia do trânsito, prática em via pública, e técnicas de abordagem e postura.

Além dos educadores de trânsito que já são servidores do Detran nesses municípios, alguns voluntários também participaram da capacitação.

São jovens estudantes do ensino médio que receberam orientações em atividades educativas realizadas nas escolas e decidiram participar como voluntários, contribuindo para a formação da consciência por um trânsito mais seguro.

A estudante Maísa Melo, 15 anos, participou como voluntária das ações educativas em Rodrigues Alves. Ela destaca que o curso colaborou para melhor preparação e esclarecimento de dúvidas sobre a legislação de trânsito. E acrescenta que agora se sente mais segura para ajudar no processo de orientação dos condutores e pedestres.

“As orientações que recebemos, vamos repassar para a população, com isso, iremos salvar vidas e ajudar as pessoas a adotar uma conduta mais segurança”, explica a voluntária Maísa.

Blitz educativa

No encerramento do curso uma blitz educativa foi realizada, para aplicação, na prática, dos conhecimentos teóricos obtidos na capacitação. Na ação, condutores e pedestres foram orientados sobre a necessidade de condutas corretas para a preservação da vida no trânsito.

De acordo com Valdeci de Almeida Dantas, gerente da 1ª Ciretran de CZS, a ação é importante para renovar o conhecimento dos educadores de trânsito.“Nossa expectativa é formar colaboradores que atuem de forma mais eficaz, com abordagens de qualidade, promovendo conversas com os condutores que resultem em atitudes corretas nas vias”, disse Dantas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter