Capacitação profissional

Em Acrelândia, artesãos participam de capacitação em Plano de Negócios

Com o tema: Plano de Negócios teve início nesta segunda-feira, 4, a capacitação oferecida pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e o Serviço Brasileiro de Apoio às micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na comunidade Porto Dias, em Acrelândia.

Cerca de vinte artesãos participam da capacitação em formação de preços, gestão de negócios, elaboração de plano de negócios e confecção de gamelas em madeira, os cursos acontecem de 4 a 7 deste mês.

Curso de capacitação em Plano de Negócios é ministrado em Porto Dias, Acrelândia (Foto: cedida)

“Durante a capacitação estão sendo trabalhadas formas de produção e gestão administrativa financeira com objetivo de gerar maior conhecimento a respeito do assunto, nosso objetivo é fazer com que os artesãos possam gerir seus empreendimentos com qualidade e sucesso. Estamos apostando em grupos que são referencia cultural pro artesanato acreano”, disse o coordenador do artesanato na SEPN, Wanderson Lopes.

Estruturação da cadeia produtiva

A comunidade da área de Preservação Ambiental Porto Dias, localizada em Acrelândia, recebe incentivo do governo do estado para fomentar o desenvolvimento econômico de forma sustentável utilizando recursos naturais e preservando o meio ambiente.

Idealizado e realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) o projeto de estruturação da cadeia produtiva de artesanato para os moradores recebe apoio da SEPN a qual realizou o cadastramento junto ao Sebrae para que os artesãos possam produzir mais e com maior qualidade, dessa forma a comunidade avança com novos desafios.

Curso de capacitação de entalhe em madeira é realizado em Acrelândia (Foto: cedida)

Com esse apoio, outras capacitações foram oferecidas aos artesãos da comunidade. Com as novas técnicas de entalhe em madeira repassadas aos artesãos, resultou na criação de peças com designer diferenciados, as quais serão apresentadas na rodada de negócio prevista para ser realizada no próximo dia 14.