Em Brasileia

Em Brasileia, Depasa investe na modernização do sistema de abastecimento de água

Para garantir o abastecimento de água com qualidade a todos os cidadãos de Brasileia, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) trabalha na modernização de todo o sistema de captação com novos equipamentos.

Toda engenharia está pronta para modernizar a captação de água no município, com um novo flutuante, nova adutora e bombas de captação d’água que aumentarão em 30% a distribuição em toda cidade. A previsão é que esse novo sistema passe a operar ainda em 2018.

A ação faz parte do planejamento do governo em investimentos para o saneamento básico do estado, o que tem contribuído para a melhoria dos índices de saúde e qualidade de vida.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, Moises Diniz, todo o esforço está sendo feito para garantir água potável na torneira do brasileense. “Esta obra está orçada em R$ 1,8 milhão cujo recurso foi investido na aquisição desses equipamentos, além de substituição de bombas em balsas flutuantes, e novas instalações de tubulações”, explicou.

No Acre, a rede de água passou de 300 quilômetros em 2000 para mais de 2.300 quilômetros em 2016, enquanto só na capital, Rio Branco, a taxa de mortalidade infantil, um dos principais indicadores de qualidade de vida e de saúde, saiu de 21,81, em 2007, para 11,46 óbitos infantis (a cada 1.000 nascidos vivos) em 2017.

Falha pontual

Nos últimos dias, uma bomba de captação apresentou falhas e teve que ser substituída em Brasileia, contudo, para garantir o abastecimento, principalmente em locais com serviços emergenciais, como hospitais e escolas, caminhões-pipa estão fazendo esse trabalho de abastecimento.

Uma equipe do Depasa está empenhada para colocar em funcionamento uma nova bomba de captação. O material já está em Brasileia em fase de instalação, com a previsão de funcionamento na manhã de quarta-feira, 7.