Em Rodrigues Alves, famílias apoiadas pelo governo relatam sucesso na produção rural

“É uma alegria enorme para nossa equipe de governo ver esses resultados de um trabalho que viemos desenvolvendo desde lá de 2011”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“É uma alegria enorme para nossa equipe de governo ver os resultados de um trabalho que viemos desenvolvendo desde 2011”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Durante parte da manhã desta quinta-feira, 29, o governador Tião Viana se dedicou a caminhar pela zona rural de Rodrigues Alves e ver de perto o resultado das políticas públicas de seu governo no apoio ao pequeno e médio produtor.

Já no quilômetro 12 do Ramal da Bananeira, o governador encontrou a produtora Maria Elenir do Amaral, que junto com o marido, Joel Costa da Silva, tem tocado de forma próspera a área de quase 100 hectares, aproveitando ao máximo todos os benefícios oferecidos pelo governo.

O casal planta milho, macaxeira, melancia e, agora, coco. Com o apoio do programa de mecanização da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), também investiram na piscicultura, com criação de tambaqui, pintado e pirapitinga, além de ainda criarem ovelhas, que ganharam de um programa do governo em 2011.

Maria Elenir e Joel Costa exibem com orgulho a caminhonete que compraram com as vendas realizadas de seus produtos do campo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Maria Elenir e Joel Costa exibem com orgulho a caminhonete que compraram com a venda dos produtos do campo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Orgulhosa, Maria Elenir exibe até uma caminhonete, conquistada com muito esforço a partir da venda de 600 sacas de farinha.

“Sou muito feliz como moradora do campo. Temos de tudo aqui, tirado da nossa própria propriedade”, conta.

Já Joel não esconde a felicidade e a satisfação pelo alcance do trabalho duro que o casal e os quatro filhos têm dedicado às suas terras. “Pra nós, o governo tem sido uma das nossas ferramentas de trabalho, pela qual o produtor só tem a agradecer. Nosso governador nos ajudou a desenvolver esses projetos, desde as plantações a criação de animais. Temos a oportunidade de criar de tudo um pouco. Viver aqui é um privilégio e estamos gerando emprego pra nossa família e pra comunidade”, conta o produtor.

Total disposição pelo trabalho

Para o governador Tião Viana, os esforços de seu governo voltados à produção rural, começam a dar resultados, com a consolidação de uma classe média rural que tem feito bom proveito das políticas públicas voltadas ao campo.

“É uma alegria enorme para  nossa equipe de governo ver esses resultados de um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2011. Isso dá uma esperança que de possamos provar a todos que é possível ganhar dinheiro trabalhando, acordando cedo, lutando muito e conservando a natureza. O que queremos é isso: a confiança para a consolidação dessa classe média rural”, disse o governador.

Ainda em Rodrigues Alves, Tião Viana aproveitou para visitar Francisco Alves de Farias, um verdadeiro guerreiro, que aos 73 anos levanta todos os dias às 4 horas da madrugada para cuidar da produção de suas terras, na Comunidade Santa Helena, sem nenhuma vontade de parar.

Participando de um projeto do governo do Estado, hoje Farias possui mais de mil pés de coco plantados e dando frutos em sua propriedade.

Colhendo cerca de 500 cocos por semana, ele ainda planta cupuaçu, abacaxi, melancia macaxeira e feijão. É tanta diversidade em sua produção que, mesmo casado e com a ajuda de um dos seis filhos, ainda contratou dois funcionários.

Francisco foi beneficiado com mil pés de coco em sua propriedade que já estão dando fruto (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Francisco foi beneficiado com mil pés de coco em sua propriedade que já estão dando fruto (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Pra mim esse apoio do governo foi o melhor. Trouxe esses cocos pra cá. Agora estamos começado, mas vai dar certo. Planejo colocar a irrigação e aqui é bom porque plantando, tudo dá. Quando não dá o coco, dá a verdura, quando não dá a verdura, dá a macaxeira e a melancia e por aí vai. E eu ainda preservo o meio ambiente sem precisar devastar”, explica o produtor.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, ainda ressalta: “Isso aqui faz com a gente tenha mais motivação para trabalharmos pelos nossos produtores rurais. Um exemplo de vida, animado, diversificando sua produção com mais de cinco produtos da agricultura familiar e isso é o resultado do que o nosso governador tem feito pelo Acre”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter