Agroindustrialização

Em último ato de governo, Tião Viana entrega kits industriais de casas de farinha

Celebrando o investimento de mais de R$ 1 bilhão no setor produtivo do Acre durante toda sua gestão, o governador Tião Viana realizou na manhã desta segunda-feira, 31, a entrega de 16 kits industriais de casas de farinha, em cerimônia no galpão da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Ao todo serão entregues 32 kists, que podem beneficiar até 640 pessoas no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As unidades demonstrativas receberam um investimento de R$ 1,1 milhão. Ao todo, serão 32 kits industriais de casas de farinha, com o restante já programado para ser entregue no ano que vem, com uma capacidade de processamento que irá beneficiar até 640 famílias.

Compostas por máquinas como forno mecanizado, prensa manual, descascador industrial, ralador e triturador, um kit industrial é capaz de produzir 800kg de farinha por dia, enquanto um kit simples produz apenas 200kg.

“É nossa última entrega. Dá um orgulho danado nós sermos o governo que mais investiu no setor produtivo rural e agora encerramos com casas de farinha. Entregamos mais de três mil kits simples e quando senador ainda fui responsável por criar 100 casas de farinha. Missão cumprida no setor produtivo rural onde olhamos pra tudo, do agricultor familiar à agroindústria”, destaca Tião Viana.

Entre os beneficiários dos kits industriais está o senhor Benedito Costa da Silva, da Vila do V, que vê nas casas de farinha uma oportunidade única ao valorizar um dos produtos rurais mais reconhecidos do Acre.

“É algo que eu e todos os companheiros recebemos com muita satisfação. No último dia do governo, Tião Viana se lembra dos produtores rurais. Dou os parabéns pra todos os colegas que receberam e botem pra funcionar, para ganharem sua renda dentro das suas propriedades”, conta o produtor.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Neto Thaumaturgo, completa: “O objetivo é profissionalizar e levar novas tecnologias para o campo em relação à produção da farinha em todo o Acre”.