Políticas Públicas do Acre são referência global, diz embaixador da Bélgica

Smets veio ao Acre para conhecer as políticas públicas, a fim de apoiá-las, e mostrar que podem ser modelo para a União Europeia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Smets veio ao Acre para conhecer as políticas públicas, a fim de apoiá-las e mostrar que podem ser modelo para a União Europeia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil na manhã desta quarta-feira, 18, o embaixador belga, Jozef Smets. O diplomata veio ao Acre para conhecer as políticas públicas que o governo desenvolve, a fim de apoiá-las e mostrar que podem ser modelo para a União Europeia. Smets considera que o desenvolvimento sustentável, a economia verde, e demais políticas públicas, uma referência para o mundo.

Acompanharam a visita representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento e Indústria (Sedens), de Ciência e Tecnologia (Sect), de Planejamento (Seplan), Casa Civil e do Instituto de Mudanças Climáticas.

Na ocasião, Tião Viana apresentou os principais projetos que o Acre desenvolve e, enquanto anfitrião; deu as boas vindas ao embaixador.

“É uma alegria receber em nosso estado, o representante de um país que tem história e uma afirmação civilizatória muito positiva para o mundo”, expressou o governador.

O embaixador contou que foi feita uma análise entre todos os estados da Amazônia, e a embaixada escolheu o Acre para a visita, em razão do estado possuir políticas públicas mais próximas da realidade belga.

Tião Viana apresentou os principais projetos que o Acre desenvolve com base no desenvolvimento com conservação ambiental (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana apresentou os projetos que o Acre desenvolve com base no desenvolvimento com conservação ambiental (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Entre as políticas públicas apresentadas, Smets ficou impressionado com o desenvolvimento econômico do Acre, as parcerias público-privado-comunitárias que propiciam a inclusão social e a geração de renda, além de investimentos na educação, e uma economia verde pautada na conservação ambiental.

“Essa reputação positiva do Acre já chegou até a nossa embaixada em Brasília. Tivemos uma conversa ótima com o governador Tião Viana, que apresentou essas políticas públicas e fiquei muito impressionado com os avanços alcançados via parceria público-privada, além do respeito com as condições ambientais, uma referência para o mundo”, destacou o embaixador.

Política que conserva e alavanca a economia

Políticas públicas na áera de produção foram apresentadas durante o encontro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Políticas públicas na áera de produção foram apresentadas durante o encontro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Projetos como a piscicultura, a suinocultura, o fortalecimento dos povos indígenas, os plantios de frutos e grãos e a bovinocultura foram os destaques na apresentação. São projetos que, além de conservar o meio ambiente, alavancam a economia.

“Estamos falando de ações que possibilitam a geração de empregos, o desenvolvimento econômico. Meu objetivo aqui foi o de receber essas mensagens e levá-las até Brasília. Vamos levá-las, ainda, até Bruxelas [capital da Bélgica] para que o Acre seja visto como exemplo, e para que venhamos apoiar essas políticas”, contou o diplomata.

A agenda belga no Acre inclui, ainda, visita ao Complexo Industrial de Piscicultura e a Fábrica de Preservativos Masculinos, além de reuniões na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na Prefeitura de Rio Branco.

“É importante ver um representante da União Europeia reconhecendo o Acre como um exemplo para a Amazônia no conceito de desenvolvimento e sustentabilidade. Essa agenda deve trazer frutos positivos para o estado. Estamos mostrando a boa política do Acre para o mundo”, concluiu o secretário de Indústria, Fernando Lima.

As relações entre o Acre e a Bélgica

Na ocasião, Tião Viana e Smets lembraram a amistosa jornada do engenheiro e astrônomo belga, Luiz Crulx, pela Amazônia Brasileira. O governador frisou que o Acre deve, em certa parte, a um belga a sua anexação ao território brasileiro, já que Crulx foi quem elaborou um estudo fundamental para a assinatura do Tratado de Petrópolis.

O astrônomo foi professor do escritor Euclides da Cunha, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, e foi um dos incentivadores para que o autor de “Os sertões” também viesse ao Acre, em 1904, chefiar a missão que definiu os limites do território acreano com o Peru, na região do Purus.

Na terça-feira, 17, Crulx [in memorian] foi homenageado pela Embaixada da Bélgica, durante solenidade no Palácio do Buriti, em Brasília. Ficou famoso no país pela frase: “Se a América é dos americanos, a Amazônia tem que ser dos brasileiros”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter