Produtores de café participam de capacitação

A intenção é trocar conhecimentos entre técnicos e produtores (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com o objetivo de capacitar e incentivar a produção, a Embrapa Acre e Rondônia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC), e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), promovem curso de capacitação para técnicos em produção de mudas clonais de café. O curso, que teve início nesta quarta-feira, 8, terá a duração de dois dias e é realizado na sede da instituição da Embrapa no Acre, localizada na BR-364.

Neste primeiro dia, compareceram produtores de Capixaba, Acrelândia, Plácido de Castro, Mâncio lima e Assis Brasil. A capacitação conta com aulas teóricas e práticas com a supervisão de técnicos. A intenção é que cada um tenha a oportunidade de compartilhar suas experiências e, assim, exista uma troca de conhecimento entre  produtores e técnicos.

A formação levanta questões como a legislação para o registro de produto de mudas, implantação de jardim clonal, processo de produção de mudas clonais, manejo de mudas e a implantação dessa cultura de plantio clonal no estado.

Dorila explica que a demanda surgiu pelo registro dos viveiros que já trabalham com o produto (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“O intuito do curso é incentivar os agricultores a pratica de produção de café clonal, uma atitude que já é adotada por todo país e que também está acontecendo aqui no estado”, conta o instrutor do primeiro dia de aula, João Maria.

A organizadora da capacitação, Dorila Gonzaga, fala que essa é uma demanda que surgiu da área produtora, por ser algo novo no Acre e pelo registro dos viveiros que já trabalham com esse tipo de produto. “O curso aborda a legislação para começar acertando e evitar erros que já aconteceram em outros estados”, reitera.

Celso: “O Acre tem o potencial igual a qualquer outro estado do Brasil” (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O produtor rural Celso Tintore, do Ramal Granada de Acrelândia, fala que a expectativa dele é aprender mais e trazer mais conhecimento para o estado nesse meio de produção. “O Acre tem o potencial igual a qualquer outro estado do Brasil e isso precisa ser estudado e desenvolvido”, afirma o produtor.

Café Clonal

Café clonal uma nova forma de produção que estávem sedo adotada no estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)

 

 

 

 

 

O café clonal é uma planta que possui as mesmas características da planta mãe, como produtividade, resistência a determinadas doenças e pragas, porte. Melhorando a produção e a qualidade do café. No entanto, essa opção exige que o processo de irrigação seja ainda maior do que os meios convencionais

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter