Emir Sader e Tião Viana conversam com alunos do Instituto de Matemática

secom_acre_sv_2016-7
Alunos mostram suas habilidades e conhecimentos para Emir Sader e governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Nosso futuro está aqui”, diz o governador Tião Viana ao apresentar os alunos do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia do Acre (IMCF) ao sociólogo e cientista político Emir Sader, na manhã desta sexta-feira, 4.

Durante o bate-papo com os jovens, Sader ouviu experiências dos alunos e falou um pouco sobre a importância da educação pública de qualidade para o país. Estudioso sobre o assunto, Sader é  formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em filosofia política e doutor em ciência política por essa mesma instituição e em visita ao estado aproveitou para conhecer algumas ações.

Em um momento em que, em todo o país, estudantes ocupam escolas e universidades contra medidas que mudam o ensino médio e serviços essenciais, no Acre alunos têm um espaço dedicado ao estudo avançado em diversas áreas. “É fundamental um exemplo como este, que vimos aqui, para a educação pública. Na democracia, a educação tem que ser pública, de qualidade como essa que estou conhecendo aqui”, explica Sader.

Os alunos falaram sobre conceitos que aprendem com a filosofia, como a “harmonia que deve existir entre as pessoas em uma sociedade”. Comentaram ainda sobre robótica, matemática e lógica envolvida no cubo-mágico, além de exporem conquistas na educação nacional.

“Havia conseguido bronze nas Olimpíadas de Matemática, e com o instituto eu alcancei a prata e busco agora o ouro. Além disso, aqui aprendi xadrez, cubo-mágico e outras formas”, afirma a jovem Ellen Fernandes, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual José Rodrigues Leite.

A conversa foi sobre o futuro do país a partir de uma educação pública de qualidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A conversa foi sobre o futuro do país a partir de uma educação pública de qualidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O IMCF, criado há dois anos pelo governador Tião Viana, é gerido pela Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE) e já realizou mais de doze mil atendimentos. Está localizado na sede do Centro de Referências em Inovações para a Educação (Crie), em Rio Branco.

O professor e filósofo Marcos Afonso afirma que a criação do instituto foi uma presente para o futuro. “É o único instituto do Brasil, e temos aqui os diamantes do Acre, os jovens que pensam a grande química, biologia, matemática, xadrez, filosofia, artes, literatura. Criamos aqui mensagens para um futuro que não veremos”, explica.

Em uma mensagem para os estudantes e para o futuro do país, Emir Sader disse acreditar na democracia que os jovens estudantes podem construir: “Junte as três coisas que interessam na vida – os valores, os sentimentos e o conhecimento -, que vamos ter um Brasil formidável nas mãos de vocês.”

Na ocasião, o deputado federal Leo de Brito aproveitou para dar uma boa notícia para a educação acreana. Ele está destinando uma emenda de R$ 250 mil para o projeto de uma unidade móvel que possa levar serviços do instituto para os demais municípios do estado.

Acompanhe mais do trabalho do IMCF no Facebook 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter