Gemil de Abreu Júnior pediu que secretários deixem questões partidárias de fora da gestão de saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Acre (COSEMS) promove nesta segunda-feira, 13, e terça-feira, 14, o encontro de “Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde do Acre”, no auditório do Palácio do Comércio, em Rio Branco.

O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, ressaltou os desafios pertinentes à boa execução da saúde pública e lembrou que os resultados positivos são possíveis graças ao empenho dos servidores que compõem a saúde pública e atuam com amor e carinho.

Abreu Júnior fez um pedido aos gestores municipais que estão assumindo agora. “Questões partidárias devem ser deixadas de fora. Qualquer secretário dos municípios que quiser fazer uma visita ao Huerb [Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco] pode ficar à vontade. No domingo eu estive no Huerb, e 90% da demanda era ambulatorial. Isso quer dizer que a unidade de urgência e emergência continua recebendo muita demanda que deve ser tratada na atenção básica”, pontuou o secretário.

O gestor estadual frisou que em breve o COSEMS passará por um novo processo de eleição na qual deve ser escolhido o novo presidente da entidade. O atual presidente, Oteniel Almeida, secretário de Saúde de Rio Branco, deixará a presidência.

Diante da transição, Gemil de Abreu Júnior destacou que é de suma importância que o eleito tenha noção de seus desafios e obrigações, para que, assim, a saúde pública e, principalmente, os usuários não sofram com as consequências de uma gestão falha.

O evento, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Associação de Municípios do Acre (AMAC), contou com a participação dos gestores municipais das áreas de saúde dos municípios do estado.