Encontro discute saúde da população negra no Acre

Jucivânia, grávida de quatro meses, elogiou o encontro (Foto: Álefe Souza)

Como parte da programação da V Quinzena da Mulher Negra, que teve início no último dia 15, realizou-se na sexta-feira, 28, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Encontro Estadual de Saúde da Mulher Negra.

O evento contou com a presença da vice-governadora Nazareth Araújo e de representantes das secretarias de Saúde estadual e municipal, Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR), Ministério da Saúde (MS), Ministério Público Estadual (MPE), comitês de saúde da população negra e outros segmentos.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto Negras Grávidas, desenvolvido pela SEADPIR em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), que teve como objetivo acompanhar a gestação de 15 mulheres negras e promover ações como rodas de conversas, entrega de kits, visitas domiciliares, acompanhamento às consultas e ensaio fotográfico.

“Por meio desse projeto, buscamos desenvolver um trabalho de acompanhamento a essas mulheres, como forma de enfrentamento ao racismo institucional que afeta em maior grau mulheres negras e pobres de periferia”, declarou a secretária adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura de Rio Branco, Elza Lopes.

Para Jucivânia Ferreira, grávida de quatro meses, é muito importante participar do programa. “Estou confiante, pois venho sendo bem cuidada, acompanhada e acolhida, e isso faz muita diferença, pois sei que há pessoas que se importam e vão me apoiar no que eu precisar”, disse.

Também como parte do evento, a mesa-redonda com participação do MS e médicos hematologistas e psicólogos tratou sobre as doenças prevalentes na população negra, política nacional de saúde da população negra, transtornos e adoecimentos decorrentes do racismo e parto humanizado.

“Discutir e fortalecer essas temáticas propostas é fundamental para que possamos implementar a Política Nacional de Saúde da População Negra no estado”, firmou Zilmar Cândido, da Divisão de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O Encontro Estadual de Saúde da População Negra foi promovido pelos comitês estadual e municipal de saúde da população negra em parceria com a Sesacre, Semsa e SEADPIR.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter