Equipamentos e manejo de abelhas são entregues no Ramal Paraíso, em Rio Branco

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Rural e Produção Familiar (Seaprof), realizou a entrega de equipamentos para fomentar a prática da meliponicultura no ramal Paraíso, no cidade de Rio Branco.

Foram entregues caixas e fumegadores, a cultura tem aumentado a participação das pessoas na produção do mel. A meliponicultura é o nome dado à produção de mel desse tipo de abelhas (sem ferrão).

Como as melíponas, o manejo é muito mais fácil, pois não oferecem riscos de acidentes como as africanizadas. Isso favorece a criação, inclusive, em áreas urbanas, como quintais e jardins.

Além da entrega dos equipamentos foi repassada a instrução de divisão de colmeias. A coordenadora da cadeia produtiva do mel da Seaprof, Edna Costa, destacou: “Essa prática de dividir a família é importante porque diminui à captura na natureza e aumenta a produção”, disse.

Como as melíponas não possuem ferrão, o manejo é muito mais fácil, pois não oferecem riscos de acidentes como as africanizadas (Foto: Cedida)

A produção de mel que é muito valorizado no meio gastronômico, as abelhas cumprem um papel muito importante na polinização de plantas, cultivadas ou não. Sem a colaboração dessas abelhas, muitas plantas deixam de produzir frutos e sementes, podendo inclusive chegar à extinção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter