Equipe de transição se reúne para dialogar sobre a saúde pública

As equipes do governador Tião Viana e do governador eleito, Gladson Cameli, realizaram na manhã desta terça-feira, 13, um novo encontro relativo ao processo de transição da gestão estadual. Em pauta, os avanços na área da saúde em todo o Estado e os desafios para a próxima gestão, que deve dar continuidade às conquistas promovidas nos últimos oito anos.

Na oportunidade, a equipe do governo do Estado apresentou o atual panorama da rede pública de saúde. Além dos membros de ambas equipes de transição, o encontro contou também com a presença do promotor de Justiça Gláucio Ney Oshiro, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde.

Equipes de Tião Viana e Gladson Cameli iniciaram os diálogos sobre a saúde pública (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, o encontro é o primeiro de uma série de outros que deverão ocorrer nos próximos dias, ainda com o tema saúde.

“Nós estamos caminhando com uma transição que segue a sua regularidade hoje tratando especificamente da área de saúde que é uma área que preocupa, pelos serviços que são prestados à população e não podem haver descontinuidade e nós vamos trabalhar neste sentido. Na sequência, nós vamos apresentar à transição as demais áreas, como educação, segurança e infraestrutura. A reunião aqui foi muito boa e é a primeira de uma série de outras reuniões que a área de saúde tem que ter com o novo governo”, destaca Márcia Regina.

Já o secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, enfatiza a importância da troca de informações, haja vista a complexidade do sistema de saúde estadual.

“Vale destacar que, a saúde é um organismo extremamente complexo, porque lida com vidas diariamente, então é importante que haja nesse momento de transição uma interação e uma sinergia entre as duas equipes para que esse momento de passagem de bastão seja o menos sentido possível – de forma negativa – para população, porque isso que é importante”, afirma Arruda.

Conquistas

Destaque na gestão Tião Viana, Saúde Itinerante já realizou mais de 600 mil atendimentos (Foto: Val Fernandes/Secom)

Nos últimos anos, a população do Acre tem experimentado uma série de melhorias na área da saúde. São mais de 800 mil habitantes, cenário no qual 95% da população depende do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de média complexidade, chegando a 99% o percentual de habitantes que recorre ao SUS para Alta Complexidade, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS).

Por isso, o governo de Tião Viana investiu mais de R$ 600 milhões por ano na saúde estadual, valor quatro vezes maior que o Ministério da Saúde investiu (R$ 200 milhões) ao ano no Estado.

“[Esse encontro] É uma oportunidade até empolgante, onde a gente mostra o quanto avançamos de 1999 pra cá. A gente fez uma verdadeira revolução na saúde, considerando todos os aspectos e parâmetros, entre eles as dificuldades financeiras […] fazendo um esforço coletivo, a capacidade do governador Tião Viana de sonhar e realizar, como foi com o curso de medicina, a residência médica, os hospitais regionais […] então, tudo isso nos faz lembrar dos momentos que vivemos, os sacrifícios que enfrentamos, as superações que tivemos, e hoje a gente consegue passar o bastão com orgulho do legado que ficou com relação à saúde”, enfatizou a assessora especial do governo, Suely Melo.

Com um processo de melhoria contínua, o Acre contabiliza avanços que alcançaram a população de todo o Estado, como o Programa Saúde Itinerante, que já realizou mais de 600 mil atendimentos nos 22 municípios; implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em 2005; Realização de Transplantes, que tornaram o Acre destaque em todo o país; Inauguração dos hospitais no interior do Estado, como o Hospital do Juruá, que diversificou os atendimentos na região; implantação do Hospital de Câncer do Acre (Unacon); Inauguração das Unidades de Pronto Atendimento nos bairros, entre outras ações.

Outro destaque são os mutirões de cirurgias realizados nos últimos anos, a exemplo do programa Saúde Cuidando dos Seus Olhos, que oportunizou melhoria de vida através de cirurgias de catarata a mais de 145 mil pessoas; Programa Melhor em Casa, que leva atendimento humanizado para pacientes com doenças crônicas e degenerativas.

O odontologista Alisson Bestene e a engenheira civil Maria Alice Araújo, membros da equipe de transição do governador eleito, ressaltaram a importância da transparência durante o processo transitório, em especial na área da saúde.

“A impressão foi a mais transparente possível. A gente pode dentro de um diálogo franco e aberto saber alguns números da situação geral do Estado, lógico que ainda vamos ter reuniões temáticas sobre alguns pontos específicos com relação a esta pasta que é uma pasta muito grande no que diz respeito ao organograma para assistência à saúde, e dentro das perspectivas iniciais, foram atendidas”, destacou Bestene.

“A saúde é um grande desafio e a nossa tarefa aqui é recolher o máximo de informações para essa transição e que a população não tenha nenhum prejuízo […] em todos os serviços e a nossa tarefa é essa. Nesse sentido, a equipe do governo tem se colocado à disposição, o que tem sido muito positivo”, finalizou Maria Alice.

Além de todo o valor investido na saúde estadual na gestão Tião Viana, o governo já assegurou para a próxima gestão cerca de 120 milhões de reais em caixa, garantindo a continuidade de ações importantes para a população de todo o Estado.

Leia também: Processo de transição da gestão estadual começa oficialmente

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter