Equipe do Banco Mundial avalia positivamente projetos do governo do Acre

Tião Viana se reuniu com equipe do Banco que ficou impressionada com alguns dos avanços do Acre no campo econômico e social (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana se reuniu com equipe do banco, que enalteceu alguns dos avanços do Acre no campo econômico e social (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu nesta quinta-feira, 16, com uma equipe do Banco Mundial que está em visita ao Acre conhecendo projetos de desenvolvimento econômico e social fomentados pelo Banco e aplicados pelo governo do Estado. No geral, a avaliação foi bastante positiva por parte da equipe da instituição.

A gerente de projetos Adriana Moreira, a consultora sênior em educação Madalena dos Santos e o consultor sênior em saúde David de Souza acompanharam de perto projetos como o Quero Ler e a instalação de programas de saúde, e visitaram áreas rurais como o Bom Jesus e a Baixa Verde.

Segundo Adriana Moreira, o Acre é um cliente preferencial de longa data do Banco Mundial. Como o estado desenvolve um programa de desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental, o Acre se tornou um case que atende os requisitos da instituição para investimentos.

“Vejo que o desenvolvimento do Acre está chegando às populações mais isoladas. A primeira vez que eu estive aqui foi em 1986, e vemos claramente, devido não só aos investimentos do banco, mas aos investimentos contínuos dos últimos governos, um impacto na vida das populações rurais com melhoria de vida clara, na nutrição, nas condições de vida, com acesso à eletricidade e bens de consumo, coisas que não encontrei na primeira vez que vim aqui”, revela Adriana.

Só em projetos de desenvolvimento, o Banco Mundial deve liberar para o Acre R$ 130 milhões este ano em créditos já aprovados. O governo entra agora na fase final de elaboração dos projetos em que esse dinheiro será aplicado, contemplando vários setores. A equipe do banco ainda se reunirá com o secretariado de governo para uma palestra sobre os próximos passos.

Para a consultora Madalena dos Santos, os investimentos do governo no setor educacional têm feito a diferença, e iniciativas como eliminar o analfabetismo pelo Quero Ler são grandiosas. “O Acre tem dado exemplos maravilhosos de melhorias na educação. Há 15 anos, o Estado ficaria nos últimos lugares do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], e hoje está entre os primeiros lugares. E com a intenção de diminuir sensitivamente o analfabetismo, faz seu maior programa de inclusão social.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter