Equipes das secretarias de Mulheres participam de capacitação em Rio Branco

Nova equipe da Semam participa de capacitação em parceria com a SEPMulheres (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Política para as Mulheres (SEPMulheres e Semam), realizam, durante os dias 15 e 16, uma capacitação para a nova equipe que irá compor o quadro da Secretaria Municipal da Mulher e da Casa Rosa Mulher, que é um Centro de Referência no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, localizado no bairro Cidade Nova, na capital.

Segundo a coordenadora da Casa Rosa Mulher, Nádia França, por semana cerca de 10 mulheres procuram o centro para buscar suporte jurídico, social ou psicológico. “Elas chegam até nós de forma espontânea ou encaminhadas por outros órgãos que compõem a rede de proteção à mulher. Aqui damos as orientações e fazemos os devidos encaminhamentos.”

A nova equipe que vai atuar diretamente com as vítimas de violência na gestão municipal de 2017/2020 teve a oportunidade de compartilhar experiências e aprender como funciona o atendimento a essas mulheres.

“O atendimento da mulher que busca ajuda precisa ser personalizado e diferenciado, por isso as pessoas que vão trabalhar no centro nessa nova gestão precisam se apropriar e ter conhecimento das políticas de apoio à mulher. Uma das metas da Semam é promover a autonomia econômica das mulheres como meio de perspectiva de uma nova vida longe de agressões”, disse a secretária municipal da Mulher, Lidianne Cabral.

A secretária de Estado de Política para as Mulheres, Concita Maia, participou da abertura da capacitação e falou sobre a importância da parceria. “Esses dois dias de capacitação vão alinhar as informações em busca do melhor atendimento às vítimas. Estamos aqui para abraçar essa causa, que é fundamental para a garantia dos direitos humanos das mulheres acreanas. Precisamos saber receber essa mulher que nos procura.”

O encontro é realizado no auditório da Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, em Rio Branco, e termina nesta quinta-feira, 16.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter