Escola Belo Porvir realiza projeto de equidade racial

Professora Rosilene Mourâo: projeto recupera a autoestima dos alunos.
Foto: Stalin Melo

A Escola Belo Porvir, localizada no município de Epitaciolândia, realizou, neste final de semana, a culminância do projeto “Nos Varadouros da Equidade Racial”. A atividade foi escolhida pelos Institutos Baobá e Unibanco, entre os dez melhores do país, sendo o único selecionado da região Norte.

O projeto foi coordenado pela professora Rosilene Brito Mourão, que também é coordenadora pedagógica da escola. Ele faz parte do conjunto de ações que irão culminar, no final do ano, com as atividades ligadas à consciência negra, comemorada no mês de novembro.

Este ano, o tema do projeto foi o negro do mercado de trabalho, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar pesquisas e levantamentos nos bairros onde moram sobre a questão da inserção dos negros dentro da sociedade.

De acordo com a professora Rosilene Mourão, o que mais chamou a atenção para a elaboração do projeto foi quando observou a ficha dos alunos, quando parte deles não se reconhecia negra. “E nós sabíamos que tínhamos um percentual muito maior de alunos negros do que estava no levantamento”, disse.

Por isso, explica, era necessário que os alunos pudessem fazer uma reflexão sobre a identidade negra. “Somos um país miscigenado, temos valores sociais e culturais que estão associados às nossas raízes históricas e, por isso, é necessário construir uma identidade positiva acerca de si mesmo”, explicou a professora.

Alunas explicam o trabalho que realizaram sobre o negro no mercado de trabalho (Foto: Stalin Melo)

A realização do projeto contou com trabalhos multidisciplinares onde os alunos puderam observar a inserção do negro tanto no mercado do trabalho quando em vários setores da sociedade, seja através de gráficos e/ou da observação histórica e geográfica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter