Escola Boa União recebe abertura de campanha contra queimadas

Equipe da SEE e Corpo de Bombeiros em palestra no auditório da escola (Foto: Thiago Bezerra)

Será que toda essa poluição ainda tem jeito? Foi o que perguntaram os alunos da Escola Boa União, em Rio Branco, durante apresentação teatral, na abertura da campanha de combate às queimadas na instituição realizada essa semana.

Há uma semana, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Corpo de Bombeiros se encontram para tratar da importância da preservação ambiental.

A estudante do 1º ano Brenda Silva, de 15 anos, ouviu como resposta que sim, é possível reverter a situação degradante do meio ambiente, isso se houver maior conscientização das pessoas para com os cuidados com a natureza. “Aprendi que precisamos repensar nossas atitudes dentro de fora de casa. A ideia de queimar não é legal e só prejudica a nós mesmos”, avalia.

Cerca de 90% dos casos de incêndios ocorridos na capital são atribuídos à própria população, fato que preocupa o Corpo de Bombeiros. “Por isso a necessidade de passarmos com essa ação nas escolas. Levamos em consideração o período em que o estado se encontra e os altos índices de focos de queimadas, e ainda o clima quase que totalmente seco”, afirma o major Jamesclay, do Corpo de Bombeiros.

Para o diretor de gestão da SEE, Evaldo Viana, concentrar esse movimento no meio escolar foi a maneira encontrada de facilitar o diálogo com a comunidade.

“Assim, os alunos multiplicam o conhecimento sobre a situação do nosso clima com suas famílias e vizinhança. Só iremos reduzir as queimadas com atitudes que envolvam pessoas e disseminem informações que atendam à nossa saúde e sobrevivência”, ressalta.

O ponto de partida do projeto inserido na escola foi dado com os estudantes da Escola Boa União. Agora, outras instituições receberão palestras e atividades culturais voltadas ao combate de queimadas urbanas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter