Escola do Servidor Público certifica gestores no Vale do Juruá

Heloísa Pantoja:  “O maior capital de uma administração pública é o servidor” (Foto: Onofre Brito)
Heloísa Pantoja: “O maior capital da administração pública é o servidor” (Foto: Onofre Brito)

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 23, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), a Fundação Escola do Servidor Público do Estado do Acre (Fespac) do Acre, ligada à Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), em convênio com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), encerrou o curso de Formação em Gestão Pública e entregou certificados aos 43 formandos.

No estado, o curso capacitou 339 servidores em três turmas-polo: Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul, totalizando oito municípios atendidos. Na turma de Cruzeiro do Sul, também houve capacitação de servidores de Rodrigues Alves, Feijó e Tarauacá.

Segundo a diretora-presidente da Fespac, Heloísa Pantoja, o curso teve 150 horas/aula, em que foram abordadas várias temáticas que envolvem a gestão pública e que são de extrema importância para o processo de aprimoramento das competências dos servidores dentro da administração pública.

Promotor Iverson Bueno: "O servidor proativo vê os problemas e apresenta soluções (Foto: Onofre Brito)
Promotor Iverson Bueno: “O servidor proativo vê os problemas e apresenta soluções (Foto: Onofre Brito)

“O maior capital de uma administração pública é o servidor e seu aprimoramento profissional é fundamental para avançar nas políticas públicas e desenvolver as ações que o Estado requer”, avaliou.

No mesmo ato também foram entregues certificados aos concludentes dos cursos de curta duração, como os de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e de Qualidade no Atendimento ao Cidadão, que capacitaram 139 servidores.

Heloísa destacou o apoio que o MPE tem dado à Fespac. O promotor Iverson Bueno participou do ato e ressaltou a importância, para a eficiência da máquina pública, do servidor proativo, que vê os problemas e também apresenta soluções, o que pode ser simbolizado no simples ato de apagar uma lâmpada cuja luminosidade não esteja sendo necessária.     

Dayse Chaves participou da formação (Foto: Onofre Brito)
Dayse Chaves participou da formação (Foto: Onofre Brito)

O técnico em Assuntos Educacionais da Sudam e gerente do convênio com a Fespac, Gerson Lima, contou que a autarquia faz convênios com os nove estados da região amazônica, mas é nesse tipo de convênio, como o realizado com a Fespac, que a instituição tem tido mais sucesso.

Mais capacitados

A servidora do Instituto de Administração Penitenciária, Dayse Januária Chaves, declarou-se satisfeita por ter participado do curso: “É de extrema necessidade hoje que o servidor público seja cada vez mais capacitado”, analisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter