Escola Heloísa Mourão Marques realiza feira do conhecimento

A exposição de trabalhos e experimentos científicos realizada pelos alunos do ensino médio da escola Heloísa Mourão Marques fez a unidade de ensino ter um dia bastante movimentado. Isso porque a exposição, realizada no último sábado, 2, durante todo o dia, trouxe a comunidade escolar, amigos e familiares para prestigiar o evento.

Os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio apresentaram variados temas de acordo com os assuntos estudados por cada turma. O processo de escolha dos temas foi realizado pelos professores juntamente com a coordenação escolar, que durante alguns meses idealizaram o trabalho.

A professora de letras Francineide Ferraz explica como foi o processo de elaboração. “Pedimos que cada aluno pesquisasse os cientistas, autores e experimentos, e a partir das pesquisas começamos a desenvolver nosso trabalho.  É um excelente método de aprendizado, é uma forma diferente, mais participativa, e contribui bastante”, declara.

Clássicos da literatura foram apresentados (Foto: Andressa Mendes)

Os assuntos foram variados e divididos por sala, o que possibilitou opções diversas ao visitantes e alunos. Na sala do terceiro ano, por exemplo, a energia nuclear e seus processos foram expostos por meio de maquetes que ilustravam bem como tudo acontece. Ainda sobre o tema atômico, os alunos exploraram a vida de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade e ganhadora do maior prêmio de estudos científicos, o Nobel, por duas vezes, sendo também a única a alcançar essa façanha.

Davi Paiva, 20 anos, aluno de terceiro ano, conta que tudo foi preparado pelos próprios alunos. Eles arrecadaram recursos para a confecção da maquete e estudaram bastante para as apresentações. “Foram meses de preparação e elaboração. Muito bonito o resultado. Nós nos empenhamos muito e buscamos através da feira ter um conhecimento a mais”, conta o estudante.

O professor Fabiano Silva avalia o trabalho como inovador. “Este ano a escola inovou em relação a esta feira de conhecimentos. Fizemos um planejamento e os alunos se empenharam ao máximo para realizá-la”, diz.

Sobre as apresentações, ele só tem elogios. “Os alunos merecem nota 10. Eles se esforçaram no processo de montagem dos materiais e também na apresentação oral teórica.”

Além dos trabalhos citados, a feira contou com diversos conhecimentos realizados por cientistas no âmbito da religião, política, ética, química, física, alimentação e afins.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter