Escolas do Acre aderem ao programa Educação Viária Vital

A Fundação Mapfre, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Acre), iniciou nesta segunda-feira, 5, o curso de educação para o trânsito destinado a professores, coordenadores, gestores escolares e servidores do Detran e da RBTrans.

A capacitação faz parte do projeto Educação Viária Vital que a Mapfre desenvolve em todo o país. No Acre, 38 escolas de Plácido de Castro, Sena Madureira e Rio Branco aderiram ao projeto este ano. O treinamento tem duração de 40 horas sendo quatro horas de forma presencial e depois segue no sistema de educação à distância.

Os participantes são capacitados para atuarem como multiplicadores de informação sobre as atitudes corretas no trânsito, a partir do treinamento eles devem mobilizar a comunidade a praticar condutas responsáveis no trânsito.

Projeto visa ensinar desde a infância as atitudes corretas no trânsito (Foto: Ascom/Detran)

O instrutor do programa Educação Viária Vital, Luciano Germano, explica que construir novos comportamentos respeitosos no trânsito, não é possível abordando o assunto uma única vez e não tocando mais no assunto.

“Novos comportamentos só serão motivados e incorporados pelos habitantes de qualquer cidade se forem trabalhados de forma consistente, ano após anos, ao longo de todo o currículo escolar, dessa forma é possível consolidar novos comportamentos de forma natural”, explica o instrutor.

O programa promove ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à segurança viária com vistas à mudança da cultura comportamental no trânsito, conciliando ensinamentos teóricos e proporcionando momentos de vivência do que foi ensinado.

Para a coordenadora pedagógica, do centro de educação infantil Willi Viana, Jamile Oliveira, a falta de educação no trânsito é um problema social, e por isso o tema precisar ser abordado desde a infância.

“Nossas crianças desde cedo precisam se envolver com conteúdos como esse, só assim conseguiremos, um dia, uma sociedade livre da violência no trânsito”, destaca a coordenadora.

Educação Viária Vital

Instalado no Brasil desde 2004, o programa é integrado às propostas curriculares das escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento.

A ideia é promover condições de um deslocamento seguro, de maneira que as crianças e adolescentes comecem, desde cedo, a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter