Escolas rurais participam de oficina sobre Sistema Estadual de Avaliação

Gestores e coordenadoras das escolas rurais de Rio Branco, participaram durante toda a sexta-feira, 24, de uma oficina de apropriação dos resultados do Sistema Estadual de Avaliação de Aprendizagem Escolar  (Seape) 2016, no Centro de Referência e Inovação para Educação (Crie). O curso foi promovido pela  coordenação de Ensino Rural, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e teve a participação de 60 profissionais.

“Elaboramos essa formação para que os servidores conheçam melhor como funciona cada etapa do Seape e ao se apropriar desse conhecimento, possam melhorar os índices educacionais nas suas instituições”, explica Francisca Silva, assessora pedagógica da SEE.

Participaram da oficina 60 profissionais de escolas rurais de Rio Branco (Foto: Mardilson Gomes)

Raimundo Nonato Farias, coordenador da escola Santo Antônio, localizada na BR 364, foi um dos presentes e conta como a formação vai ajudar no dia a dia da escola.

“Esse diálogo é fundamental, porque o sistema é complexo e muitas vezes não entendemos o motivo dos resultados. Aqui podemos tirar as dúvidas e ao mesmo tempo elaborar estratégias adaptadas às realidades de cada instituição”, diz.

Seape

O Sistema é uma avaliação realizada nas escolas acreanas para analisar a evolução da qualidade do sistema público de ensino que está sendo ofertado. Na prática, verifica anualmente o desempenho dos alunos da educação básica (nos 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e ensino médio).