Escolinha de futebol incentiva crianças a seguir sonho no esporte

escolinha8
A Escolinha de Futebol Esporte e Lazer atende cerca de 80 crianças entre 7 e 17 anos (Foto: Angela Peres/Secom)

“O esporte e a educação são a base de tudo”, declara o agente comunitário de saúde Amarilzo Mesquita. O profissional é responsável pela Escolinha de Futebol Esporte e Lazer, localizado no bairro João Eduardo II, que oferece aos jovens o ensino de futebol.

Criada há mais de dez anos, a escola funciona todas as terças e quintas, nos turnos da manhã e da tarde, e aos sábados pela manhã. “É um trabalho que eu adoro, e o melhor é que consigo ver o resultado positivo em cada um dos alunos”, complementa Mesquita.

A instituição submeteu projeto à Lei de Incentivo ao Esporte em 2012 e 2014, e nos dois anos foi beneficiada. “Foram bolas, apitos, coletes e cronômetros, entre outros equipamentos, que nos ajudaram a continuar com as aulas”, destaca o professor.

escolinha7
“Quero ser jogador profissional. É meu sonho”, diz Isaac Cauê (Foto: Angela Peres/Secom)

Futuro no futebol

Com apenas 10 anos de idade, Isaac Cauê Bastos já faz parte do sub-11 da escolinha como zagueiro. Sonhador, ele diz que espera ser goleiro na seleção da Alemanha.

“Desde os sete anos de idade faço aula aqui, e já aprendi muita coisa. Quero ser jogador profissional no futuro, ir longe. É o meu sonho”, conta.

Na escola, são mais de 80 meninos com idades entre 7 e 17 anos, divididos nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

Incentivo

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), disponibilizou o edital da Lei de Incentivo ao Esporte. O apoio é no valor de R$ 500 mil e irá beneficiar pessoas físicas e jurídicas e entidades representativas da categoria esportiva dos 22 municípios do Acre.

Neste ano, a Escolinha de Futebol Esporte e Lazer submeteu um projeto novamente. “Pedi auxílio para que possamos continuar essa iniciativa, que é tão importante para esses meninos. Já está tudo escrito, e tive até ajuda da secretaria para revisar. Espero que sejamos contemplados”, diz Mesquita.

Aos interessados, a publicação está disponível no site da SEE e fica aberta até o dia 6 deste mês.