Espaços culturais do Acre recebem recurso de banco internacional para reforma

A Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, será um dos 16 espaços que receberá reparos (Foto: Acervo Secom)

Em recurso angariado por meio de ações do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), serão destinados cerca de R$ 7,5 milhões para a construção da sede do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural e aquisição de seus mobiliários e equipamentos.

Memorial dos Autonomistas e Theatro Hélio Melo também receberão o restauro (Foto: Acervo Secom)

Além disso, o investimento será voltado, também, para a reforma de 16 espaços culturais dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira e Tarauacá. Entre os prédios, estão as bibliotecas da Floresta e as públicas Anselmo Marinho Lessa e Elomar de Souza Braga, o Memorial dos Autonomistas, Theatro Hélio Melo, Cine Teatro Recreio e Casa dos Povos da Floresta, entre outros.

O projeto, fruto de esforços do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), está em início de licitação.

Sobre o DPHC

Criado em 1999, o Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) é responsável pela identificação, preservação e promoção de estudos e pesquisas relacionadas à história e memória do Acre. É também de sua competência a conservação, o monitoramento e a garantia de manter o acesso de estudantes, professores, pesquisadores, escritores e outros, aos bens e conteúdos de valor patrimonial.

Desde a sua fundação, o departamento já mudou de endereço sete vezes, o que tem provocado danos ao acervo. Segundo a diretora-presidente da FEM, Karla Martins, diante da situação, torna-se imprescindível a consolidação de infraestrutura definitiva para abrigar os bens existentes.

“Temos em nossa responsabilidade acervos fotográficos impressos e digitais, hemerográficos, cartográficos, arqueológicos e bibliográficos, entre outros. São documentos que preservam a nossa memória, por isso a importância de termos um espaço fixo para mantê-los”, afirma.

A nova sede será construída em um terreno de propriedade do governo do Estado, localizado no Distrito Industrial, próximo a Usina de Arte João Donato.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter