Nesta segunda-feira, 25, ocorreu o encerramento das atividades do projeto itinerante Sesc concertos Didáticos com a temporada de shows “E Venha Forte que o batuque é do Norte erês mirins curumins”. O show passou por 8 escolas da nossa capital e teve apresentações de Macuco, lundu, zimba, zanbê, matinta pere, mapinguari, véi do rio, entre outras sonoridades de batuque amazônico.

O show é a adaptação ao ditado popular “E venha forte, que eu sou do Norte”. Segundo a artista Camila Cabeça, o projeto trata de um espetáculo de educação patrimonial de ritmos sonoros da Amazônia, ela afirma que é uma “afrobetização”, isto é, um trabalho que visibiliza o protagonismo negro e indígena através das sonoridades do batuque da região norte do Brasil, como por exemplo, o Carimbó, ritmo conhecido em toda a Amazônia.

O pano de fundo desse espetáculo, são as heranças indígenas e negras que hoje constituem a cultura imaterial da formação do povo acreano, e que tem em sua maioria origem no bantu, tornando assim a potencial musicalidade deste encontro afro-índio brasileiro, único, arrebatador, genuíno.

São cinquenta minutos de espetáculo que de forma lúdica mexem com o imaginário infantil.