Estudantes promovem caminhada ambiental na APA do Lago do Amapá

A caminhada compõe a programação do Mês do Ambiente(Foto: Diego Gurgel/Secom)

Educar para o futuro. É com esse lema que a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rural Ruy Azevedo, localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá, em Rio Branco, trata as questões que envolvem o meio ambiente.

Na manhã deste sábado, incentivados pelos professores e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), os alunos promoveram uma caminhada, com o intuito de conscientizar toda a comunidade sobre os cuidados e a preservação do planeta.

A atividade compõe a programação do Mês do Ambiente, promovida pelo Estado, que tem como tema, este ano, o “Acre no Caminho da Sustentabilidade”. Ao término do trajeto percorrido dentro da própria comunidade, os alunos e professores plantaram árvores na casa dos moradores.

As boas práticas são repassadas de várias maneiras, pelos professores, aos alunos durante todo o ano letivo. A pequena Emily Vitória da Silva, 9 anos, lista os ensinamentos adquiridos na sala de aula. “Aprendi que a gente não pode jogar lixo na rua e nem poluir os rios”, citou.

Tudo o que aprende na escola, Felipe de Oliveira da Silva, de 13 anos, põe em prática em casa. “Hoje, eu cuido do meu quintal e não deixo meus pais e vizinhos queimarem o lixo. Com as folhas caídas, faço adubo para plantar as verduras que a gente come”, contou.

Todas as atividades de cunho educativo ambiental são desenvolvidas em parceria com a gestão da APA do Amapá (Sema). “A educação ambiental tem um poder transformador, a gente pensa que não, mas é essa criançada que é responsável por consolidar essa mensagem de sustentabilidade. Portanto, a gestão da APA, em parceria com a escola, tem apostado muito nesse caminho”, salientou a gestora da unidade de conservação, Mirna Caniso.

Elizangela da Silva Mendonça, diretora da escola, observa que educação ambiental é uma das diretrizes de ensino da instituição. “A gente tem feito esse trabalho de conscientização, principalmente porque a nossa escola é situada em uma APA e é muito importante que os nossos alunos tomem consciência do lugar onde eles vivem, para que seja cuidado e preservado”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter