Estudantes vivenciam práticas gastronômicas no Sabor e Saber

Os alunos participaram do processo de elaboração da receita da moqueca de pirarucu (Foto: Angela Peres/Secom)
Os alunos participaram do processo de elaboração da receita da moqueca de pirarucu (Foto: Angela Peres/Secom)

Um grupo de alunos de escolas da Cidade do Povo e do Instituto Dom Moacyr (IDM), vivenciou práticas de gastronomia com a oficina “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado”, ministrada pela chef Mara Alcamim, do Restaurante Univeral Diner, em Brasília (DF), na manhã desta quarta-feira, 9.

A formação faz parte do roteiro de atividades do Sabor e Saber – Encontro de Gastronomia no Acre promovido pelo governo do Estado e Sistema Fieac com o objetivo de incentivar o setor.

Idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, o encontro se estende até sexta-feira, 11. As oficinas ocorrem na Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao Quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

Mara Alcamim apresentou os condimentos e especiarias do Cerrado como o cajuzinho, a geleia de pimenta, o pequi e outros (Foto: Angela Peres/Secom)
Mara Alcamim apresentou os condimentos e especiarias do Cerrado como o cajuzinho, a geleia de pimenta, o pequi e outros (Foto: Angela Peres/Secom)

Mara Alcamim iniciou a oficina expressando aos alunos sua admiração pelo que viu ao visitar os mercados de Rio Branco e os empreendimentos Peixes da Amazônia e Frigorífico Annasara. O roteiro de visitas foi para estimular o intercâmbio entre os territórios gastronômicos do Acre e do Cerrado.

“Parece que estou há um mês no Acre. Vi as bananas mais lindas, comprei todos os estoques de pimenta e descobri várias coisas legais que a gente desconhece. O que vocês têm aqui é um rico tesouro a ser desbravado. Isso tudo só é possível porque o governo incentiva a produção do pescado, cordeiro, suíno e outros com uma política espetacular”, disse a chef aos alunos.

Formação

Marlúcia Cândida falou aos alunos sobre o caminho promissor da gastronomia na formação de jovens.

“Vocês estão aqui hoje para aprender um novo conhecimento. Queremos mostrar   que a gastronomia é um setor importante no mercado. Um grande chef e cozinheiro tem cada vez mais valor e espaço. A Escola de Gastronomia está onde vocês residem. Que essa experiência marque um início de nova jornada para todos”, disse.

Receitas de mãe e avós para filhos

Durante a formação os alunos foram relatando suas experiências com a gastronomia. A maioria falou sobre suas aventuras no universo das panelas com alegria e amor. Muitos sabem fazer receitas simples ensinadas de mães e avós para filhos. Nos relatos, uns querem transformar o interesse pela cozinha em profissão e outros como hobby.

A oficina seguiu com a prática e elaboração da receita da moqueca de pirarucu. Os alunos participaram de todo o processo. A chef apresentou os condimentos e especiarias do Cerrado como o cajuzinho, a geleia de pimenta, o pequi e outros. Ao final, foi feita a degustação do prato.

Para Amanda Reatequim Costa, 15 anos, a gastronomia não é algo desconhecido. Ela ama elaborar receitas e ajuda sua mãe que é cozinheira na barraca onde comercializa produtos para manter a família. A estudante falou que o curso foi um rico aprendizado sobre a gastronomia acreana.

“Admiro muito a gastronomia e é algo que vivo dentro de casa. Agora vou dar mais valor sabendo que temos essa riqueza. Convidei a Mara pra ir comer a rabada que minha mãe faz”, disse.

Sabor e Saber tem o apoio do Deck Fresh Food & Lounge, Supermercados Araújo, gabinete da primeira-dama e Prefeitura de Rio Branco.