Evento que troca ações positivas por livros será realizado em Rio Branco

Que tal adquirir um livro sem pagar em espécie por ele? É com essa ideia que será realizada em Rio Branco a segunda edição do 1.010 Maneiras de Comprar um Livro sem Dinheiro, nos dias 22 e 23, sábado e domingo, a partir das 14 horas, na Praça da Revolução.

Para garantir uma obra, o consumidor deverá fazer alguma ação positiva, como ligar para a mãe e dizer que a ama, doar sangue, plantar uma árvore ou abraçar um desconhecido, entre outras opções.

O evento é uma iniciativa do núcleo de alunos que participam de projetos da Junior Achievement Acre (Nexa), em parceria com o governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv) e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Os livros disponíveis são arrecadados a partir de doações de empresas parceiras, alunos do Junior Achievement e membros da comunidade em geral. A ação, que visa despertar a reflexão sobre consumo e sustentabilidade, é promovida em comemoração ao Dia do Livro, celebrado no dia 23.

A primeira edição do evento foi realizada no Via Verde Shopping (Foto: cedida)

De acordo com a diretora-executiva da Junior Achievement Acre, Késia Barroso, a primeira edição do evento foi realizada no Via Verde Shopping, e reuniu muitas crianças e jovens interessados. Atendendo a pedidos, neste ano, a organização decidiu fazer em um lugar público.

“Muita gente falou que o evento seria ainda mais interessante em um local aberto, pois atenderia um público maior e de todas as classes sociais. Por isso, desta vez, será no centro da cidade”, diz.

Como surgiu

O 1010 Maneiras de Comprar um Livro sem Dinheiro surgiu em 2010, em Catalunha, na Espanha. A iniciativa é da agência de publicidade Carlitos e Patricia, que reuniu uma equipe de 20 voluntários para catalogar os livros.

Nos anos posteriores, outras cidades aderiram ao movimento, como Madri, Amsterdam, Buenos Aires e Montevidéu. No Brasil, a primeira ação chegou em 2014, e foi realizada no Pará.

Sobre o Junior Achievement e Nexa

O Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens estudantes.

Atualmente, o trabalho da associação se estende a mais de 120 países, e no Brasil, atua em 27 estados, por meio de parceria com a iniciativa privada. Seus projetos já beneficiaram mais de quatro milhões de crianças e jovens brasileiros.

Já o Nexa é um núcleo formado por jovens que participaram do Programa Miniempresa da Junior Achievemente, e que decidiram continuar em contato com o empreendedorismo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter