Eventos com grande público vão ter fiscalização intensa

Iniciativa pretende inibir tumultos e reforçar a segurança em locais com grande aglomeração de público

seguranca_show_foto_gleilson_miranda_01.jpg
seguranca_show_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Toda a área externa nas imediações dos shows é de responsabilidade do Estado e contará com policiamentos exclusivos das polícias estaduais e do Departamento de Trânsito – Detran (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Na manhã  desta terça-feira, 15, o secretário de Segurança Pública do Estado, Ildor Reni Graebner, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José dos Reis Anastácio, reuniram-se para discutir futuras atuações das forças de segurança em casos que envolvam grande aglomeração de pessoas no Estado.

Em situações anteriores, foi observado que, apesar de serem cumpridas todas as determinações legais para a realização de eventos privados, alguns critérios específicos de segurança não estavam sendo adotados. “Na realização de um evento que reúna muitas pessoas, os aparatos de segurança devem ser revisados com antecedência para que seja desenvolvida estratégia de segurança específica a essas situações”, disse o secretário.

A fiscalização será mais rígida desde o ato inicial, que é a autorização do Fundo de Reaparelhamento Policial (Furepol), até a volta da população para casa. Para isso, é imprescindível que o realizador do evento comunique com antecedência a previsão de publico à Policia Militar a fim de que sejam tomadas providências para regular o trânsito nas proximidades. “Iremos orientar e fiscalizar todas as ações de trânsito, em especial aquelas referentes à embriaguez ao volante, principal causa de acidentes no término de festas”, declarou o coronel Anastácio.

Toda a área externa nas imediações dos shows é de responsabilidade do Estado e contará com policiamentos exclusivos das polícias estaduais e do Departamento de Trânsito (Detran). A segurança interna é de responsabilidade do promotor da festa, que deverá contratar uma empresa particular, especializada em segurança de eventos, que esteja devidamente autorizada pela Polícia Federal para atuar. O não-cumprimento implicará o embargo do evento.

Essa nova forma de atuação do Estado irá garantir mais segurança às pessoas na ida, durante a festa e na volta para casa. Além disso, será garantida a tranquilidade dos moradores que residam próximos ao local do evento.