Filmoteca Acreana comemora o Dia da Amazônia com exibição de documentários

 “Epopeia Euclydeacreana”, de Rodrigo Neves e Charlene Lima, foi vencedor do DOC TV 2004 (Foto: Arquivo Pessoal)

“Epopeia Euclydeacreana”, de Rodrigo Neves e Charlene Lima, foi vencedor do DOC TV 2004 (Foto: Arquivo Pessoal)

Para comemorar o Dia da Amazônia – data estabelecida em 5 de setembro -, a Filmoteca Acreana apresenta produções vencedoras do concurso DOC TV, sempre às 19h, com entrada franca. “Eretz Amazônia”, de Alan Rodrigues, será exibido nesta terça-feira, 3, abordando os movimentos migratórios judaicos rumo ao Pará e revela, ainda, como culturas tão distintas se entrelaçaram à sombra da mata e à margem dos rios da floresta Amazônica.

Na quarta-feira, 4, “Epopeia Euclydeacreana”, de Rodrigo Neves e Charlene Lima, entra em cartaz. Em 1905, o escritor Euclydes da Cunha veio ao Acre para chefiar uma missão de reconhecimento do Alto Purus – jornada que durou cerca de um ano. Assim, ele entrou em contato com a realidade amazônica, que resultou em um conjunto de textos nos quais registrou as suas impressões: Epopeia Acreana. O filme traça um panorama entre a visão do autor e a realidade contemporânea do Estado.

Com exibição na quinta-feira, 5, “Borracha para Vitória”, de Wolney Oliveira, encerra a mostra. O documentário recorda o segundo Ciclo da Borracha e o resgate da dívida do estado brasileiro para com os 54 mil agricultores nordestinos (a maioria cearenses) recrutados para a região. A ação foi financiada pelos Estados Unidos, que utilizava o látex amazônico na fabricação de armamento para a Segunda Guerra Mundial.

Cinema Infantil

Terça-feira, dia 3, às 10h e 15h

Filme: KIT – Uma Garota Especial

Quarta-feira, dia 4, às 10h e 15h

Filme: Atlantis – O Reino Perdido

Quinta-feira, dia 5, às 10h e 15h

Filme: Golfinho – A História de um Sonhado

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest