“Origens – Uma homenagem 13 de julho · 20h Teatro Plácido de Castro (Teatrão)
Dança

“Origens – Uma homenagem ao Hélio Melo”

03.07.2018 14:21

O Grupo de pesquisa em Artes Cênicas “Nois da Casa” vai apresentar o espetáculo de dança contemporânea Origens, no dia 13 de julho, às 20h, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão). O espetáculo é uma homenagem ao artista acreano Hélio Melo.

No final de 2012, em seu terceiro ano de existência, o grupo estreou um espetáculo de dança contemporânea, tendo como fonte inspiradora para a montagem as obras do artista acreano Hélio Melo (1926-2001). O grupo busca nesse trabalho uma relação pulsante entre o modo de vida do homem da floresta e a dramaturgia na Dança, construindo pinturas moventes em um espaço cênico, que mescla lembranças, amores e conflitos, sem perder a simplicidade comumente vista nas obras do homenageado.

Partituras coreográficas e cenas inteiras se repetem revelando novas pinturas, sempre carregadas de subjetividade e reflexões sobre tradição e modernidade, ponto de partida e questionamento do fazer artístico de Hélio Melo. A trilha sonora original é inspirada na cultura regional, bem como, a cenografia que enriquece a dramaturgia do trabalho conduzindo a roteiros de história onde o narrador é o público.

O Nois da Casa

O Grupo de pesquisa em Artes Cênicas “Nois da Casa” é um espaço de formação experimental cênica, de origem e experiências diferenciadas, porém, aglutinadas ao redor da ideia de experimentação em Teatro e Dança Contemporânea, e com base no anseio por um trabalho autoral e, sobretudo, coletivo – no qual o diretor é na verdade, um “estimulador” do diálogo e das potencialidades.

Após cinco temporadas apresentadas no estado do Acre, seis municípios, além de toda região do norte, o grupo fecha o ciclo com uma única e exclusiva apresentação.

Após essa apresentação, o Nois da Casa segue com os espetáculos fora do Brasil.

Agenda Cultural

Música
O Samba canta África – 24 de novembro · 19h30 Usina de Arte João Donato
Cinema
IX Festival Internacional Pa 17 a 24 de novembro · Rio Branco
Dança
Conhecendo e Vivenciando o M 10 e 17 de novembro · 8h às 12h e 13h às 17h Escola Marilda Gouveia e outros
Teatro
FETAC em cena 2018 5 a 11 de novembro · Diverso Teatro Barracão e outros
Música
Cinepiano com Tony Berchmans 08 de novembro · 20h Teatrão
Dança
II Festival de Dança de Rio 20 de outubro · 18h Ginásio Coberto
Cinema
Djon África 11 a 17 de outubro · 18h Cine Teatro Recreio
Cinema
Uma noite de 12 anos 11 a 17 de outubro · 19h30 Cine Teatro Recreio