Expociência apresenta áreas que atuam com ciência e tecnologia no Acre

Alunos de Enfermagem explicaram como a matemática se associa com a saúde (Foto: Márcia Moreira/Secom)

Reunindo instituições de ensino que trabalham com a ciência e tecnologia, é realizada nos dias 25 e 26 a Expociência, na Sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Rio Branco. O evento, que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia, é organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect).

No local, estandes de diversos cursos da União Educacional do Norte (Uninorte), Instituto Federal do Acre (Ifac), da Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao), da Faculdade Meta (Fameta) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), levam informações sobre como cada curso aplica suas aulas e como é o mercado de trabalho de cada um.

Além disso, alguns deles ainda explicavam ao público sobre como a Matemática, tema da semana deste ano, realmente está presente em tudo. É o caso do curso de Enfermagem, que apresenta a importância da matemática no sistema circulatório.

“Mostramos um pouco sobre a tipagem sanguínea, explicando quais tipos de sangue podem doar e receber. Falamos também do sistema circulatório, pois a quantidade de sangue que circula do corpo é de cinco litros, e que existe uma pressão para esse sangue circular. Além disso, ainda destacamos como podemos verificar a tipagem sanguínea do filho a partir do tipo de sangue do pai e da mãe”, diz Érica Mota, coordenadora do setor saúde do Senac.

Estande de Biologia levava informações sobre áreas ligadas à parte vegetal e animal (Foto: Márcia Moreira/Secom)

Após visitar o espaço e conhecer mais sobre o assunto, o estudante Yvis Abdallah conta o que achou da mistura da matemática com a enfermagem: “Dizem que todas as matérias estão interligadas, e vi aqui que a matemática é algo muito importante para a enfermagem”.

Já no estande de Biologia, o estudante de Biomedicina da Uninorte Jackson Oliveira pôde ver como matérias que parecem ser parecidas podem ser diferentes, mas igualmente interessantes. “É uma área que eu tenho vontade de conhecer e estudar mais, pois está mais ligada na parte vegetal e animal”, destaca.

A gestora da Sect, Renata Souza, aponta que a semana contou com apoio de diversos parceiros e apoiadores para formar uma programação extensa de atividades. “Desde do dia 17, tivemos cursos e oficinas nos Telecentros, o Seminário do Bambu, o Viver Ciência, em Cruzeiro do Sul, e agora a Expociência, que aproxima o público das instituições que atuam na área de ciência e tecnologia. Estamos muito feliz em propor mais um evento desse no Acre, pois certamente tiramos bons resultados”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter