Família de Mâncio Lima criava filhote de onça como bicho de estimação

Filhote aparenta ter, aproximadamente, três meses de idade (Foto: Paula Amanda/Secom)
Filhote aparenta ter, aproximadamente, três meses de idade (Foto: Paula Amanda/Secom)

Na manhã desta sexta-feira, 19, uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) entregou um filhote de onça-pintada ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Rio Branco. O filhote era criado por uma família de Mâncio Lima como animal de estimação.

De acordo com informações do BPA, que mantém a identidade dos integrantes da família em sigilo, o animal foi encontrado às margens da BR-364. “Pelo que nos informou a dona de casa, que encontrara o filhote, ele estava na beira da estrada e ela o levou para casa, passando a cuidar como um animal de estimação”, explicou o comandante do BPA, major Augusto Negreiros.

Cercada por projetos de assentamento, terras indígenas e até uma parte do Parque Nacional da Serra do Divisor, Mâncio Lima está localizada em uma área rodeada por floresta. Por isso não é tão incomum avistar uma variedade de animais silvestres nas proximidades.

O superintendente do Ibama no Acre, Diogo Selhorst, ressaltou que, em casos em que o animal é entregue por livre e espontânea vontade, não há penalidade. “O artigo 24 da lei 9.605, que trata sobre crimes ambientais, diz que, se a pessoa que estava com o animal entregá-lo voluntariamente, não lhe será imputada responsabilidade criminal”, disse.

O filhote ficará em quarentena no Centro de Triagem de Animais Silvestres, para ser examinado e observado, e poder ser devolvido à floresta.

Uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) entregou um filhote de onça-pintada ao Ibama, em Rio Branco, nesta sexta-feira, 19. O filhote era criado por uma família de Mâncio Lima como animal de estimaçãohttp://bit.ly/1QpWtIh

Publicado por Notícias do Acre em Sexta, 19 de fevereiro de 2016