Família garante renda mensal em horta comunitária da Cidade do Povo

Alzecina Souza criou os sete filhos com a renda do cultivo hortaliças (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)
Alzecina Souza criou os sete filhos com a renda do cultivo das hortaliças (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)

Orgulho e muito amor são os sentimentos de Alzecina Souza pelo que faz há 27 anos: planta, colhe e vende hortaliças.

Ao ser contemplada com uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco, Alzecina temeu não poder continuar trabalhando com o que fez a vida toda. “Criei todos os meus filhos com o que a terra me deu. Quando me mudei, não sabia o que ia fazer da vida”, relata.

O medo deu lugar à realização de um sonho: manter sua fonte de renda no novo endereço. “Quando surgiu a oportunidade de ter esse terreno na Cidade do Povo, foi o momento de maior alegria”, conta.

Na área gerenciada pela família de Alzecina, cada maço de hortaliças contendo cheiro-verde, pimenta-de-cheiro e tomate é vendido ao preço de um real. É daí que vem o sustento dela e dos filhos. A profissão, motivo de honra para a chefe de família, é passada de mãe para filho. Toda a produção é cultivada por cinco dos sete filhos, que também vivem na Cidade do Povo.

A plantação abastece o mercado municipal do bairro e disponibiliza vendas individuais para quem procura o espaço. A renda mensal é de, aproximadamente, R$ 1 mil. “Tudo que a gente planta com amor dá uma boa colheita. Eu gosto de trabalhar com verdura. É um dinheiro honrado e garante o pão de cada dia”, relata.