Fapac assina contratos de projetos na área de inclusão digital

Os três projetos aprovados são de professores da Universidade Federal do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Os três projetos aprovados são de professores da Universidade Federal do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), realizou nesta sexta-feira, 12, a contratação de três projetos de extensão em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no âmbito do Programa Redes Digitais de Cidadania.

O programa é uma parceria da Fapac com a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID/MC) e tem como objetivo promover a inclusão digital por meio de projetos que possibilitem qualificar o uso da internet e ampliar as capacidades no uso das tecnologias da informação e comunicação.

A vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, salientou o contentamento de os três projetos aprovados serem de professores da universidade. “A parceria entre estado, município e universidade é forte, e isso tem dado muito certo para o ensino, pesquisa e extensão – o tripé da universidade”, afirmou.

Ao todo, serão disponibilizados R$ 400,9 mil para pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação, e cursos de extensão: Iniciação à Lógica Computacional e Robótica e Adolescência e Cidadania.

O professor Reginâmio de Lima esclareceu a importância do programa. “A Fapac é fundamental porque a gente precisa de financiamento para desenvolver as atividades do projeto.”

“Estamos ajudando a universidade a expandir, fazendo o nosso papel que é arrumar recurso e fomentar essas atividades com os professores”, destacou o diretor-presidente da Fapac, Mauro Ribeiro.