Fábrica de preservativo conclui ajustes até o fim deste mês

Seguindo orientações do Corpo de Bombeiros, que vistoria a obra desde o início da implantação do empreendimento, a fábrica faz adequações para iniciar funcionamento

fabrica_preservativo_900.jpg O Corpo de Bombeiros realiza uma série de vistorias na Fábrica de Preservativos de Xapuri. A medida faz parte dos procedimentos normais para o início dos trabalhos da unidade de produção instalada no município.

Na última quarta-feira, 5, foi realizada mais uma etapa de vistorias, a pedido da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac). Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve na fábrica e realizou a vistoria. O laudo técnico que nomeia algumas adequações será enviado ao presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, César Dotto. Em 60 dias, será feita nova averiguação.

O procedimento de vistoria técnica é exigência na lei 1.137, de julho de 1994, decreto 410. Segundo o Coronel Henrique, todo estabelecimento comercial, empresas, fábricas precisam ter um "memorial descritivo" da obra e outro do "sistema de proteção contra incêndio". Isso possibilita realizar os ajustes antes do funcionamento. "É muito importante esse trabalho do Corpo de Bombeiros porque possibilita que adequações sejam feitas para evitar qualquer problema no futuro. Mas não é só isso. Também realizamos um treinamento de 80 horas/aulas com os funcionários da fábrica, com instruções de como atuar em casos de acidente ou incêndio", comenta o comandante Henrique.

A diretora técnica da Funtac, Tânia Guimarães, conta que todas as mudanças necessárias serão feitas até o fim deste mês. Ela ressalta a importância do Corpo de Bombeiros que tem auxiliado a equipe responsável pela fábrica em tomar todas as providências necessárias. "A fábrica de preservativos é uma grande conquista ao Acre, queremos que as máquinas sejam ligadas e a produção comece com tudo funcionando da forma mais correta possível", comenta.

O secretário de Estado de Obras Públicas (Seop), Eduardo Vieira, comenta que todos os trabalhos na fábrica até agora foram experimentais. E que todas as providências necessárias serão tomadas, para que ela comece a funcionar definitivamente, ajudando a fortalecer a economia do Acre.

Os preservativos produzidos pela fábrica serão vendidos para o Ministério da Saúde e abastecerão postos, centros e unidades familiares.

Andréa Zílio
Agência de Notícias do Acre