Feijó está entre as cinco finalistas da etapa nacional do Prêmio de Gestão Escolar

Aulas diferenciadas permitem a utilização de novos recursos para o ensino (Foto: Odair Leal/APN)
Aulas diferenciadas permitem a utilização de novos recursos para o ensino (Foto: Odair Leal/APN)

Na lista dos vencedores da etapa estadual do Prêmio de Gestão Escolar, o primeiro lugar foi conquistado por uma escola de Feijó. A comemoração se estendeu com a vitória da Escola Estadual Nanzio Magalhães também na etapa regional. A 16ª edição do prêmio teve quase oito mil inscrições e o Acre está entre as cinco finalistas da etapa nacional.

Fundada há 21 anos e distante pouco mais de 340 quilômetros da capital acreana, a escola possui 18 turmas e 55 funcionários. O desenvolvimento do aprendizado do sexto ao nono ano tem seu êxito registrado em avaliações internas e externas, como o aumento de 0,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Outra conquista é a redução da taxa de evasão a zero. “Os nossos resultados são animadores. Estamos desenvolvendo acompanhamento diário, formações continuadas e realizando direcionamentos no planejamento para que tudo se consolide”, afirma a diretora Gianny Carvalho.

O desafio também envolve organização, infraestrutura, gestão pedagógica e financeira. A coordenadora de ensino, Marilva Silva, ressalta que as reuniões, o planejamento participativo e a comunicação com as famílias completam os procedimentos da direção premiada.

ESCOLA-ESTADUAL-MIRIANE(1)

Aulas diferenciadas

Ao percorrer os corredores da escola é fácil encontrar aulas envolvendo dinâmicas desenvolvidas com os estudantes. No pátio, o professor de matemática aplicava, no contraturno, jogos de raciocínio lógico, como xadrez, dama e dominó.

Na aula de ciências ouvia-se o ensaio de uma paródia sobre o lixo com a música “Ai se eu te pego”, sucesso musical em 2012. Nos espaços verdes, canteiros de jardinagem, frutos de projetos artísticos desenvolvidos com diferentes turmas.

ados em avaliações são resultados dos trabalhos em sala de aula (Foto: Odair Leal/APN)
O progresso dos resultados em avaliações são resultados dos trabalhos em sala de aula (Foto: Odair Leal/APN)

“A gente vem se dedicando com empenho para obter bons resultados”, destaca a professora de história, Juliana Lemos. O professor de língua portuguesa, João Ronaldo Castro reforça: “A equipe está comprometida em desenvolver capacidades dos alunos”.

E são as aulas diferenciadas a maior qualidade da escola também para a aluna Geovana Cordeiro do 7º ano: “A gente participa de várias atividades que dão mais vontade de estudar, como gincanas, festival de talentos e interclasses”.

O incentivo a boas práticas pela gestão escolar é fomentado pela iniciativa Educadores do Brasil, por meio da premiação realizada pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e parceiros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter