Artesanato é uma das opções de presente em datas comemorativas (Foto: Angela Peres/Secom)

O ato de comprar um presente com características únicas, que tenha um excelente custo-benefício e que combine com gosto de quem deva ganhar, parece ser uma tarefa complicada, que exige tempo e muita pesquisa.

Quando datas comemorativas se aproximam, como é o caso do Dia das Mães, que é celebrado no mês de maio, essa tarefa pode ganhar um grau de dificuldade, devido a grande procura de consumidores.

No sentido de atender esta demanda, oferecendo produtos feitos à mão e com muito carinho, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Prefeitura de Rio Branco, Fórum Acreano de Economia Solidária e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem até este próximo domingo, 14, a Feira de Economia Solidária.

O público pode adquirir confecções de marchetaria, biojoias, cerâmica, objetos de decoração e bordados, como os feitos pela artesã Maria José Nascimento, que produz capas para almofadas, travesseiros, bebedouro e diversos tipos de tapetes.

“Um dos grandes atrativos destes artesanatos está na possibilidade de construir ou personalizar estes itens, de acordo com o gosto da pessoa ou de algum algo especial”, relata Nascimento.

Das 16 às 22 horas a população também poderá adquirir artigos de jardinagem, comidas típicas e outros produtos no mais de 100 empreendimentos.

Feira no Shopping

(Foto: Angela Peres/Secom)

Cerca de 20 artesãos apresentaram no último fim de semana, nas dependências da Via Verde Shopping, suas confecções e demais artigos. A iniciativa com o apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, SEPN, Sebrae e Prefeitura de Rio Branco, onde já foram promovidas 15 feiras de artesanatos no local.

“Essas atividades aquecem a economia do setor, como exemplo, nesta última edição da feira, foram movimentados mais de 15 mil reais, em apenas dois dias. Isso demonstra que o trabalho está sendo valorizado e ganhando novos públicos”, comenta o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.

Uso das redes sociais

Unindo a tradicionalidade do trabalho manual com a modernidade e o grande alcance das redes sociais, a artesã Regina Maia criou uma página do Facebook Arte Criativa onde expõe suas produções. O fato possibilita que cliente possa solicitar ou efetuar sua compra em outro momento.

“O cliente comparece a esta feira, vê as nossas peças, comprova a qualidade e no primeiro momento ele pode até não comprar. Porém, vou dialogando e informo o endereço eletrônico do ateliê e vamos se aproximando do cliente”, comenta Maia.

A jovem Yasmin Cunha comprou quadros que contem diversos tipos de mensagens. Segundo ela, o que chamou sua atenção nas obras, foi à possibilidade ter em suas mãos aqueles cartões que ela visualizava na internet.

“Ter um espaço como esse é maravilhoso, pois aqui podemos conhecer esses trabalhos, que está tão perto da gente, no entanto, ficamos direcionados a comprar os artigos industrializados. Adorei comprar em esses cards transformados em quadrinhos”, disse.