Dia do Trabalhador

Feriado altera horário de funcionamento dos órgãos públicos

Órgãos públicos voltam a funcionar normalmente na terça-feira, 2 (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os órgãos públicos estaduais terão o atendimento interrompido na próxima segunda-feira, 1 de maio, em virtude do Dia do Trabalhador, feriado nacional que tem por objetivo levar a população a refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

A Organização das Centrais de Atendimento (OCA) de Rio Branco e Xapuri, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim como as demais repartições públicas, terão o atendimento interrompido nesta segunda-feira, 1, retomando às atividades na terça-feira, 2.

No entanto, os serviços públicos essenciais, como as unidades de saúde de urgência e emergência (Upas e Pronto-Socorro), delegacias de polícia e o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), funcionam normalmente durante do feriado.

As instituições financeiras fecham na segunda-feira e voltam a funcionar normalmente na terça-feira, 2. Porém, os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) continuam funcionando.

O funcionamento do comercio fica a critério dos empresários. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), os estabelecimentos comerciais poderão funcionar no feriado se retirarem a autorização para funcionamento na instituição, conforme aprovado pelas convenções coletivas de trabalho celebradas entre a entidade e o Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado do Acre (Sincoacre).