Ferramenta online facilita acesso à informação sobre o CAR

Curso foi ofertado pelo Serviço Florestal Brasileiro e Fundação Roberto Marinho (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O curso online, desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, está sendo ofertado em todos os estados do Norte, no intuito de facilitar o acesso à informação e impulsionar a adesão dos produtores rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é responsável pela implementação do cadastro, que já conta com a regularização de 48.090 imóveis rurais em todo o estado. Em Rio Branco, o curso foi ofertado na tarde desta quarta-feira, 24, no auditório da Prefeitura para gestores públicos e produtores.

Considerado uma das grandes inovações do Código Florestal Brasileiro, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já conta com mais de quatro milhões de imóveis registrados.

O prazo para realizar o CAR e ter acesso aos benefícios se encerra em 31 de dezembro, explica Daniel Costa Carneiro, do SFB. “Essa data não representa o fim do CAR. As pessoas vão poder continuar fazendo o cadastro, enquanto houver a lei. Contudo, em 31 de dezembro encerram-se o acessos aos benefícios: créditos e seguros agrícolas, com juros menores e horizontes de pagamentos maiores. Esses benefícios estão atrelados a essa data limite”, frisou.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório e está previsto no Novo Código Florestal Brasileiro. Sua adesão garante ao produtor o acesso ao crédito, seguro agrícola e aos Programas de Regularização Ambiental (PRA).

Facilita ainda o acesso dos produtores ao mercado econômico, que estão cada vez mais rigorosos em relação à comprovação da origem legal e sustentável dos produtos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter