Festival Paralímpico de Bocha é realizado no Acre

Atletas de quatro municípios participam da competição (Foto: Kenedy Santos)

Atletas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil e Senador Guiomard estão se enfrentando no 2° festival Esportivo Paralímpico de Bocha. A competição está sendo realizado nesta quarta-feira, 21, no Ginásio Álvaro Dantas, na capital.

A modalidade olímpica é praticada por atletas cadeirantes com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. Nas disputas os competidores usam cadeiras de rodas.

As provas são disputadas individualmente, em duplas ou em equipes. O objetivo é lançar as bolas coloridas o mais próximo possível de uma branca e durante a partida usar as mãos ou os pés. Atletas com maior comprometimento dos membros podem contar com o auxílio de um calha.

O rio-branquense Afonso Dias conheceu a bocha em 2009 e de lá para cá não parou mais de praticar. Do lado de fora da quadra ele aguardava eufórico para competir: “Fui um dos campeões da primeira edição e estou ansioso para disputar de novo, por que esse esporte é uma terapia. Depois que comecei a praticar melhorei em muitos aspectos físicos e psicológicos”, conta.

O campeonato é uma iniciativa do governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE). A coordenadora estadual dos jogos paralímpicos do Acre, Shirlei Lessa, disse que o festival é uma forma de mostrar para a sociedade a importância do esporte para o equilíbrio físico e emocional dos cidadãos.

“Esse festival vem para incentivar a pratica do esporte por todas as pessoas e mostrar para a comunidade que o esporte é democrático, que tem uma modalidade adaptada para cada necessidade”, destaca.

A acadêmica de letras portuguesa, Rita Andrade, veio de Cruzeiro do Sul, para participar do festival. Ela tem paralisia cerebral e conta quais foram as suas principais motivações para se deslocar até a competição. “Vim para a capital porque gosto de bocha e é uma forma de interagir com outras pessoas que também praticam essa modalidade”, disse.

A competição

Da competição participam 23 atletas, que disputam em quatros categorias: BC1, BC2, BC3 e BC4, que são classificadas de acordo com a deficiência do atleta.

No final são classificados três representantes de cada categoria e os selecionados receberão medalhas e ainda irão participar do festival regional, que acontecerá no fim de julho, em Belém no Pará.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter