Fieac firma parceria para qualificação de fornecedores do Acre

Termo de cooperação será assinado entre Federação das Indústrias do Acre e ABDI.

A Federação das Indústrias do Estado do Acre – Fieac, por meio do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, realizam na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 10h30, no auditório da Casa da Indústria, evento de formalização de parceria para implementação de Projetos voltados para a Qualificação das Indústrias do Estado do Acre, com a assinatura do Termo de Cooperação entre a Fieac e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O objetivo dos projetos é qualificar pequenas e médias empresas fornecedoras de produtos e serviços a grandes indústrias, gerando ganhos de eficiência e produtividade para todos os envolvidos.

 

Constam da programação do evento, além da assinatura do termo de cooperação, a palestra A nova política industrial, que será proferida pelo presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri e a apresentação sobre a "Atuação do Sistema Indústria junto ao poder legislativo", que será feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, Robson Andrade.

 

Em um primeiro momento os projetos estão focados na aproximação entre indústrias do Acre e empresas âncoras dos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado, e na integração entre as indústrias fornecedoras do Acre e o Pólo Industrial de Manaus – PIM.

 

O PAC vai aplicar em quatro anos um total de investimentos em infra-estrutura da ordem de R$ 503,9 bilhões (destes R$ 50,9 bilhões exclusivamente para a região norte), nas áreas de transporte, energia, saneamento, habitação e recursos hídricos. Entretanto, percebe-se que a região norte do país apresenta uma dificuldade de oferta de alguns elos da cadeia produtiva para os segmentos afetados direta e indiretamente com este ousado Programa de Aceleração do Crescimento.

A proposta dos Projetos da parceria com a ABDI é criar as bases para ampliação e fortalecimento da cadeia de suprimentos e serviços no Estado. Para tanto, será realizado o levantamento de oportunidade para conhecer a demanda futura em função dos investimentos previstos, assim, como diagnósticos nas empresas locais para identificar as potencialidades e gargalos de fornecimento. As informações levantadas subsidiarão as ações de sensibilização e aproximação entre as empresas locais e as grandes firmas executoras dos empreendimentos do PAC no Estado.

 

Outro projeto proposto diz respeito a integração entre as indústrias fornecedoras do Acre e o Pólo Industrial de Manaus. Para este Projeto os resultados previstos são: sensibilização dos empresários locais sobre as oportunidades de negócios existentes no Pólo; contribuição para a utilização do enorme poder de compra existente no PIM em benefício das empresas acreanas, e contribuição para o adensamento da cadeia produtiva dos principais setores.

           
Como funciona a Qualificação de Fornecedores?

 

Após inscritas, as empresas fornecedoras são submetidas a uma avaliação em critérios de interesse das empresas-âncora. Em seguida, é apresentado e acordado com as empresas avaliadas um Plano de Ação, vinculado a treinamentos e consultorias, para que estas empresas atendam os critérios estabelecidos pelas empresas-âncora. Estes critérios, segundo as empresas-âncoras, são itens críticos de avaliação no decorrer do processo de compra.

As fornecedoras que participam do Programa recebem consultoria e capacitação para melhorar seus pontos mais críticos e são avaliadas periodicamente pelo IEL. Os resultados das avaliações são disponibilizados às empresas-âncora participantes por meio de um Portal Web com acessos restritos e devidamente diferenciados. Por fim, vale destacar que uma característica marcante destes projetos é o fato de não serem propostas "soluções de prateleira", ou receitas prontas para o sucesso; todo o processo de capacitação é feito, inicialmente, a partir de consultas a cada empresa trabalhada.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter