Flaviano Schneider: uma vida dedicada ao jornalismo e à espiritualidade

Com mais de 40 anos de jornalismo, Flaviano fez do Acre um lugar para seu crescimento espiritual (Foto: Sergio Vale/Secom)

Depois de 40 anos dedicados ao jornalismo, seis deles integrando a equipe de comunicação do governador Tião Viana, o jornalista Flaviano Schneider se despede dos colegas para se aposentar. Além da profissão, foi no Acre, onde mora desde 1977,  que Flaviano começou a se dedicar à espiritualidade.

Nascido no interior do Espírito Santo, Schneider se viu de súbito interessado pelo Acre, ao conhecer a cultura espiritual da ayahuasca, da qual faz parte a doutrina do  Daime. Influenciado pelo estilo de vida hippie e com um grande desejo de conhecer e viajar pelo país, veio para a Amazônia com o objetivo de fazer uma busca interior.

“O entrosamento com a comunidade do Daime foi marcante e fez com que eu ficasse de uma vez por aqui. Casei-me com uma acreana em 1984 e trabalhei em todos os jornais impressos que existem hoje, além de alguns que não existem mais, como A Folha do Acre”, conta.

Marcado por um estilo textual pontual e claro, além de ser muito bem relacionado e com uma ampla rede de contatos, Schneider sempre foi um dedicado profissional. Como militante de causas políticas e sociais, sempre contou com uma grande estima por parte de Tião Viana desde quando senador, passando a compor parte de sua equipe de comunicação, principalmente como correspondente em Cruzeiro do Sul, cidade onde vive atualmente.

Despedida marcante

O governador Tião Viana e a secretária de Comunicação, Andréa Zílio, reconheceram e agradeceram toda a dedicação de Flaviano (Foto: Sergio Vale/Secom)

Na tarde de segunda-feira, 20, o jornalista, acompanhado da secretária de Comunicação, Andréa Zílio, foi agradecer ao governador Tião Viana por ter integrado a  equipe, reforçando a importância de sua gestão para o Acre: “A importância máxima de meu trabalho se deu na figura do governador Tião Viana, que sempre valorizou minha ética profissional e  a quem eu sempre admirei por sua dedicação ao estado”.

O governador agradeceu ao jornalista, reforçando a sua admiração: “Schneider é um homem íntegro, espiritual, que nos dá uma grande lição. Transformou os caminhos de sua vida, fazendo outras escolhas, e depois de ter contribuído com nosso trabalho, aposenta-se com dignidade para continuar se dedicando à vida, ao outro, aos bons sentimentos exercitados por sua espiritualidade”, comentou.

Andréa Zílio reforçou: “Nós nos despedimos de Schneider com gratidão, pois no Juruá nos ajudou na missão de comunicar as ações de governo, dando transparência a essa gestão. E sempre tivemos mais do que isso dele, pois também se dedicou à vida em comunidade, ajudando a todos que podia e que cruzavam seu caminho, necessitando de ajuda”.

Agora aposentado, Flaviano Schneider pretende se dedicar ao seu sítio em Cruzeiro do Sul, além de viajar por outras comunidades de estilos de vida alternativos, começando pela Comunidade Luz-Figueira, do líder místico Trigueirinho, em Minas Gerais.