Forças de segurança revistam unidades prisionais do Acre

Exército Brasileiro faz varredura em três unidades prisionais do Acre, para encontrar ilícitos e matérias que comprometam a segurança de quem trabalha naquele local e dos próprios reeducandos (Foto: Arquivo/ Secom)

Para garantir a ordem e coibir as ações de criminosas por parte de reeducandos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Segurança Pública, solicitou ao comando da 17ª Brigada de Infantaria e Selva uma vistoria minuciosa na unidade prisional Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, na unidade provisória de Rio Branco, UP4, conhecida popularmente como Papudinha, e na unidade Quinari, em Senador Guiomard.

As revistas, denominadas de “Plácido”, foram realizadas desde a última terça-feira, 15, e se encerram na quinta-feira, 17, pois a ação teve por objetivo identificar e apreender materiais ilícitos ou proibidos, bem como armas, aparelhos de telefonia móvel, drogas e outros materiais.

Para esta ação foram utilizadas 27 viaturas, 16 detectores de minas, dois detectores de equipamentos eletrônicos e cinco cães farejadores, além de 269 militares do Exército e 130 operadores de segurança pública do Acre.

A operação envolveu homens do Exército, das polícias civil e militar, do Corpo de Bombeiros do Acre, e agentes penitenciários, em consonância com o Ministério Publico e Secretaria da Justiça e Direitos Humanos.

“Esse é uma parceria do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre com o Exército Brasileiro, pois essa mesma ação já foi realizada em uma unidade prisional da capital e do interior com intuito de desarticular o crime organizado, que tem como lideranças pessoas que estão encarceradas”, destacou Emylson Farias, secretário de Segurança.

De acordo com o general José Eduardo Leal de Oliveira, que estava à frente da operação, tudo o que foi catalogado e apreendido deu o resultado esperado. “Nosso grande objetivo é cada vez mais permitir que a sociedade tenha o sentimento de segurança, para isso estamos a disposição da sociedade brasileira”, informou.

Resultado da Operação

Na unidade UP4 “Papudinha”, em Rio Branco, os militares apreenderam 147 objetos cortantes, 15 objetos perfurantes, dois celulares e um chip de celular. Já na unidade Quinari, em Senador Guiomard, foram capturados 277 objetos cortantes e 67 perfurantes e um carregador de celular. A revista na unidade Evaristo de Morais, em Sena Madureira, teve 147 objetos cortantes, 15 objetos perfurantes, dois celulares e dois chips.

Em todas as unidades que foram realizadas a Operação Plácido, foram encontradas pequenas quantidades de drogas, além de materiais como, cachimbo, papéis para fumo utilizados para o consumo de drogas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter