Formação em design favorece ingresso de jovens no mercado

(Foto: Acervo Sect)
A turma concluiu o curso este mês (Foto: Acervo Sect)

Uma turma de 18 alunos mergulhou durante um ano e dois meses no Curso Técnico de Nível Médio de Design de Móveis, no âmbito do Pronatec, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Florestal (Sedens) e Instituto Dom Moacir (IDM), com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Politécnico de Milão, Sebrae e empresas marceneiras.

O grupo, selecionado por edital, foi estimulado a desenvolver seu talento criativo nas aulas práticas e teóricas no Centro de Educação Profissional e Tecnológico em Design (Cept), no Polo Moveleiro. O curso foi ministrado de outubro de 2015 a outubro de 2016, com a entrega do relatório final pós-estágio.

Com a formação, o grupo foi contemplado com estágios em empresas moveleiras e teve ampliada sua perspectiva de ingresso no mercado de trabalho. Wendel Castro Lima, 17 anos, um dos alunos que se destacou, comenta que seu empenho lhe rendeu um espaço na área do design. Logo após o estágio, foi contratado pela C. Klaus Arquitetura e Marcenaria como projetista.

“É meu primeiro emprego e sonho ir mais além, estudando arquitetura e design. Antes não tinha noção do que queria como profissional. Foi o curso que me guiou”, disse.

Com uma carga horário de 900 horas, com aulas práticas e teóricas, Wendel comenta que não foi fácil finalizar a formação. Ele, que diz adorar desafios, aproveita para mandar um recado aos jovens. “Nessa vida, a gente deve persistir em tudo. Ganhar o mundo e fazer bonito. É preciso só coragem e amor pelo que se faz. Não desistam nunca dos seus sonhos”.

Na formação a turma vivenciou o conhecimento da língua portuguesa focada para linguagem de móveis, informática básica, softwares específicos para desenvolvimento de produto, desenho técnico e outros conteúdos.

Programa de Design

Todo o processo de formação de capacidades técnicas e busca pela excelência faz parte do Programa de Design, fomentado pelo governo do Estado, para a instalação da Escola de Design.

(Foto: Wendel)
Wendel: “Primeiro emprego” (Foto: Wendel Lima)

“Esses jovens já estão inseridos na cadeia produtiva do design, e quem sabe no futuro até podem ser professores da escola. Vê-los no primeiro emprego e com perspectivas de abraçar o mercado de trabalho é gratificante”, comentou a arquiteta Marlúcia Cândida, idealizadora do projeto de criação da escola de formação de designers.

“Com essa formação não falamos mais num iniciante, mas num profissional de qualidade. São jovens de 16 anos já com um futuro brilhante”, disse Rita Paro, diretora-presidente do IDM.

Mobiliário em palete

Para mostrar o aprendizado obtido com o curso, a turma foi desafiada por Marlúcia Cândida a criar uma linha de móveis em palete. O mostruário foi exposto durante a Expoacre deste ano.

“O resultado foi excelente, com produtos que podem estar em vitrines de lojas do Brasil e de outros países. Esses jovens irão nos orgulhar como muitos marceneiros aqui no Acre”, disse a arquiteta.